"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Você sabe que dia é hoje?

Posted on 00:26 | By Matheus Emerich | In

Quando começamos a meditar nas páginas preciosas da bíblia, rapidamente se esclarece diante dos nossos olhos um fato que é extremamente maravilhoso, do seu início ao fim. Se trata de algo tão magnífico, tão notável, que você não pode passar de hoje sem tomar o seu conhecimento. Permita-me contar para você: acontece que nós temos a grande oportunidade de todos os tempos, pois vivemos numa época bem especial. Nós estamos atravessando dias nos quais Deus está tratando o homem de uma maneira diferente. Ao longo da história, Deus firmou diversas alianças com os homens, das mais variadas estruturas. Eu precisaria sentar do teu lado, numa tarde bem tranqüila, e gastar boas horas te explicando todo o decorrer desta história; mas, por agora, para você entender esta postagem, basta compreender isto: a época em que vivemos é a época em que Deus mais se propôs a beneficiar o homem, no sentido espiritual. É a época em que Deus decidiu não segurar nem um pouco de sua infinita bondade, e está disposto a derramar tudo isso, num intenso banho de graça, a qualquer um que creia. Nem sempre foi assim. Na aliança anterior a esta, por exemplo, a relação entre Deus e os homens era principalmente marcada por juízo e justiça; na aliança atual, porém, esta relação é marcada principalmente por benevolência, favor e perdão. Na aliança passada, Deus exercia com mão firme o seu papel de julgar todo o pecado que surgia, deixando em evidência a maldade do coração do homem. Na nova aliança, porém, Deus está especialmente disposto a se relacionar com conosco através do perdão e purificação. Numa comparação bem rápida, podemos dizer que, enquanto na aliança passada o que ficava exposto era a nossa ruindade, na aliança atual o que fica evidente é a bondade, amor e misericórdia de Deus. São dois extremos, duas épocas, duas alianças. Eu e você podemos dizer, com segurança, que somos privilegiados por vivermos nesta época atual.

Parece muito bom para ser verdade? Se duvidarmos da capacidade do amor de Deus, talvez a resposta seja "sim". Temos, porém, em Sua própria palavra, vários versículos que nos ensinam desta maneira. Veja um destes versículos: "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam" [1].

Para se ter acesso aos benefícios deste novo acordo, porém, é naturalmente preciso que você creia no Senhor Jesus Cristo. Desta maneira, você se submete a esta aliança de Deus. Não poderia ser diferente: o vínculo é estabelecido, logicamente, somente entre Deus e os que crêem nEle, através da morte de Cristo. Enquanto você não tomar este passo, é como se você estivesse assinando um atestado que diz: "ah Deus, eu prefiro recusar toda a tua bondade e viver do meu próprio jeito. É isso mesmo: não preciso da tua aliança, do teu favor, da tua palavra, nem mesmo do teu Filho. Prefiro viver segundo meus próprios pensamentos durante, no máximo, setenta ou oitenta anos, e depois sofrer para sempre. Estou arriscando; estou pagando para ver se existe mesmo sofrimento eterno." Quando você crê, porém, todo o teu egoísmo é perdoado por Jesus Cristo, e Ele estabelece, entre você e Deus, esta aliança tão preciosa da qual estamos falando. Repito: nem sempre as coisas se seguiram desta maneira! Estamos numa época em que Deus está dando ao homem as melhores chances de toda a história deste universo!

Em todas as outras épocas, basicamente, Deus usou os Seus punhos de ferro para dar ao homem o que este justamente merecia. Na época atual, porém, é como se Ele estivesse segurando todo o peso de sua justiça com uma das mãos, e com a outra estivesse chamando você, dizendo: "venha, pecador; quero perdoar-te!" Nunca tivemos a chance de conhecer, de maneira tão acessível, uma outra face da mão de Deus - não somente a face de ferro e condenatória, mas também a face carinhosa e cheia de amor. Cada dia que se passa, nesta época, é o nascimento de um novo período cheio de oportunidades para o homem perdido. Cada manhã que chega no horizonte significa ainda mais um pouco de tempo, no qual Deus está renovando a sua misericórdia para com você. Cada dia que passa sem que você creia é, semelhantemente, um tempo que se passou inteiramente desperdiçado, e as vinte e quatro horas assinalaram que você resolveu, mais uma vez, se aventurar na sua própria sorte! Acaso, você não percebe que o dia de hoje é mais do que especial? É um dos dias que fazem parte da era mais brilhante de todos os tempos, na qual Deus quer mostrar toda a Sua compaixão.

Hoje, só hoje! Hoje é o dia em que Deus decidiu perdoar as manchas, salvar, trazer purificação e conduzir ao céu todo aquele que crê. É o dia em que Deus decidiu não olhar para o homem como este realmente é, mas resolveu estabelecer o Senhor Jesus como mediador entre Ele e os homens - um Mediador que representa, limpa, cuida, ensina e orienta. É o dia em que Jesus Cristo foi até o homem, e achou-o derrotado e ferido no chão, e se dispôs a levantá-lo, tirá-lo da poça negra de pecado e introduzí-lo numa atmosfera de luz, paz e perdão, Ah, este é o dia de hoje! Isso está acontecendo hoje! E a esperança para você é que você está vivendo justamente hoje!

Mais do que horas ou minutos, hoje é o tempo que você tem para refletir e inclinar-se para Deus, enquanto há ainda oportunidade. Não se sabe quando esta aliança de benevolência irá terminar! "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" [2]. Você não sabe quando a porta de oportunidade irá se fechar, com aviso estampado: "tarde demais". Hoje é nada menos do que o dia ideal - você não está "jovem demais para isso", pois há extrema urgência em atender este convite. "Eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação" [3]. O dia de hoje dura até meia noite; até lá, pode ser que tudo seja perdido. Não há nem mais um segundo a se esperar! Eis agora o dia da salvação!

Fico me perguntando quais são os teus motivos para não crer. São estes motivos que você irá apresentar diante de Deus, futuramente? Ah! Porquê resistir ainda mais este dia de hoje? Porque negar, por mais vinte e quatro horas, toda a bondade com que Deus quer te presentear? Eis agora o dia da salvação. Se você não sabia há cinco minutos atrás, agora você já sabe: hoje é o dia de crer. Dia da chance, dia da misericórdia, dia do perdão. Se eu pudesse te dar qualquer conselho agora, tendo a certeza que você iria refletir de verdade, seriam estas as minhas palavras: não se aventure na loucura de perder ainda mais tempo! Eis agora o dia da salvação - talvez seja hoje ou nunca mais.

[1] Atos 17:30
[2] Isaías 55:6
[3] 2 Coríntios 6:2

Comments (1)

Percebe-se claramente que desde o momento em que o pecado entrou no coração do homem, ele estragou todo o plano perfeito de Deus. A partir daí Deus vem tentando resgatar novamente a aliança que tinha com o homem. Havendo Deus falado de diversas formas através dos profetas, nesses últimos tempos Ele falou pelo Filho, através de sua morte para purificação dos pecados. Graças a Deus porque ainda nos dá oportunidade de sermos resgatados pelo sangue de Cristo.

Postar um comentário