"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

A origem da alegria

Posted on 01:12 | By Matheus Emerich | In

Existe na bíblia um pequeno livro, cujo conteúdo são as palavras que Deus confiou ao profeta Joel. Ele foi um fiel servo na época em que o povo de Judá havia abandonado os caminhos de Deus. Aquela nação havia deixado de lado toda a lei, o respeito e a devoção para com o Senhor, pisando em caminhos de intensa rebeldia. Em seu livro, Joel irá dar uma descrição do estado daquele povo – pode ser que os homens não estavam percebendo as coisas que ele registrou, pois reinava entre as pessoas um espírito insensível e um coração endurecido. Joel chega a registrar: “A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os homens” [1]. Por todas as formas de desobediência e insubmissão à vontade de Deus, Joel podia notar uma consequência realmente interessante: já não havia alegria entre os homens. Havia, sim, pessoas e mais pessoas fazendo o que bem entendiam; mas isso não significava alegria para aqueles corações.

Precisamos entender o que realmente estava acontecendo ali. Na verdade, a bíblia nos ensina que não há alegria fora do caminho de Deus – há sim bastante realização das tuas diversas vontades pessoais, mas talvez se custe algum tempo e sofrimento para perceber que a alegria não está aí também. Fora do caminho de Deus você trilha o caminho teu próprio, que você sempre quis – ah, sim, isso é uma verdade; mas com o tempo, se tornando um viajante mais experiente, você descobre que alguns pontos no teu caminho, que você pensava que se chamavam "alegria", chamam-se na verdade "prazeres momentâneos". Logo você precisa de mais um ponto deste, justamente porque você enganou o teu coração com algo que era apenas momentâneo. “Desde todos os tempos, desde que o homem foi posto sobre a terra, o júbilo dos perversos é breve, e a alegria dos ímpios é momentânea” [2]. Então, seja uma cidade, seja um coração, seja uma vida, seja uma pessoa ou uma família, o princípio é sempre o mesmo: fora do caminho de Deus não há alegria, pois você foi criado precisamente para caminhar por essa via. Sendo assim, podemos muito bem usar aquela cidade para fazer uma comparação ilustrativa com o teu coração. Você ainda não conhece o caminho de Deus? Ainda não foi perdoado por Ele através da cruz de Jesus Cristo? Então é tudo como a cidade que Joel descreveu: não há alegria entre os sentimentos do teu coração!

É importante fazermos uma observação aqui. É como certa vez eu disse a uma amiga: eu não estou te questionando se você tem sucesso em alegrar-se de vez em quando; estou questionando se você é alegre independentemente de algum combustível ou esforço. Você pode muito bem ir lá fora agora e alegrar o teu coração por uns instantes, mas não significa que a alegria é um marco e uma característica nata dele. O que estamos falando aqui é sobre uma satisfação natural, independente de circunstâncias externas. Sim, alegria e paz da alma.

A bíblia contém um ensino muito interessante sobre esta questão. Deus registra em sua palavra que, quando alguém se arrepende de seu pecado e crê no Senhor Jesus Cristo, essa pessoa nasce de novo; não num sentido metafórico, não num aspecto ilustrativo, mas tal pessoa realmente recebe uma nova natureza espiritual, que, à medida que for alimentada, irá transformar o indíviduo, levando-o a ter prazer nas coisas puras, que antes ele odiava; e levando-o a ter ódio pelas coisas más, as quais antes ele amava. O quê isso tem a ver com a alegria verdadeira que estamos comentando? Bom, acontece que algumas coisas só se tornam realidade quando passamos por esta experiência. Se você não crê em Cristo, você é uma pessoa morta e infrutífera; mas se você crer, o Espírito de Deus irá te transfomar na direção de um fruto bem específico. “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” [3]. Estas coisas não existirão em você até que você creia, e assim o Espírito faça tudo isto frutificar em você. Releia com calma todos os itens desta lista, e pense rapidamente em cada um deles. Para a pessoa que ainda não está perdoada através de Cristo, nada disso é realidade – tudo o que ela sabe ou pensa sobre essas características são apenas sombras desfiguradas e cheias de ilusão. Tal fruto é experimentado somente com a transformação da salvação! Repare, pois, que a alegria é um item desta lista. Esta é a origem da alegria: vida com Deus, salvação em Jesus Cristo, purificação dos pecados através dEle. Sim, o resto é bobagem e não dura muito tempo!

No livro de Atos temos a narrativa de um homem que escutou a mensagem de Deus e creu de verdade no Senhor Jesus Cristo. E sobre este homem, temos a seguinte informação: “com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus” [4]. Não havia nenhuma outra razão para a alegria arrebatadora que dominava aqueles corações: era somente por terem crido. Assim também é hoje, e nunca mudará até que tudo por aqui se acabe. A alegria é um hóspede que tem lá suas exigências. Onde o pecado existe, ela não quer habitar junto. Na verdade, ela é uma grande companheira do Perdão de Jesus Cristo, e não habita em nenhum outro lugar, a não ser na companhia deste. Para a alegria ser definitivamente estabelecida em teu coração, não há outra maneira a ser trabalhada. Ela só virá quando você resolver despedir o hóspede atual, que ainda mora aí: o Pecado. Você precisa se arrepender de tê-lo abrigado por tanto tempo! Ele só arruinou tudo até agora!

No versículo citado no livro de Joel, no ínicio da postagem, vemos uma série de árvores que são descritas como morrendo e murchando. Em pouco tempo, aquelas árvores não dariam mais nenhum fruto. A fotografia do teu coração sem a salvação é justamente como esta paisagem. Se você crer, porém, no Senhor Jesus Cristo e der lugar à sua transformação, haverá o frutificar milagroso de paz e alegria, e você irá transmitir a vida que encherá o teu interior – não vida que existe em você mesmo, mas vida que você recebeu das mãos de Deus. Termino a postagem com o Salmo 16, versículo 11:

“Tu me farás ver os caminhos da vida,
na tua presença há plenitude de alegria,
na tua destra, delícias perpetuamente.”

[1] Joel 1:12 [2] Jó 20:5 [3] Gálatas 5:22,23 [4] Atos 16:34

Comments (0)

Postar um comentário