"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Curiosidade com desinteresse

Posted on 01:25 | By Matheus Emerich | In

Talvez você pense que estes dois sentimentos não possam estar unidos num mesmo assunto. Na verdade, porém, é provável que estas duas tendências estejam existindo agora mesmo no teu coração, com relação à mesma questão. E não pense que elas estão vivendo em constante conflito – não: você se sente bem agradável ao vê-las se tratando harmonicamente. Saiba que isso é bastante perigoso!

Esta questão se trata, basicamente, do que estava acontecendo com Pilatos. Em determinada cena bíblica, temos a narrativa de um momento da vida deste homem: “Perguntou-lhe Pilatos: ''Que é a verdade?'' Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: ''Não acho nele crime algum.'' (João 18:38)”

“Que é a verdade?” Assim como Pilatos, quem não está curioso com esta questão? Todas as pessoas podem se lembrar de momentos em que ficaram tomadas por este tipo de dúvida. O que, de fato, é a verdade? Porque estou aqui? Qual é o sentido de tudo? Qual é a razão da vida– que é a verdade sobre isso? Sim, talvez você tenha pensado nisto ainda hoje. O certo é que há esta “curiosidade” no teu coração, e você quer muito vê-la respondida.

Acontece que, na maioria das pessoas, existe também um certo desinteresse pela questão. Como Pilatos, exatamente quando acabam de perguntar, viram as costas para não ouvir a resposta verdadeira! Se perguntassem “que é a verdade?”, e ali permanecessem para ouvir a resposta, Deus teria o maior prazer em respondê-la; mas, na maioria dos casos, as pessoas dão lugar ao desinteresse. Na realidade, a ''curiosidade'' não chega a ser intensa o bastante para superar tal falta de atenção. Considerando-se a questão como “muito difícil” (o que não é verdade), acaba-se por achar mais fácil desfazer-se dela.

“Que é a verdade?” O que você está fazendo com esta questão? Está realmente disposto a pagar qualquer preço para achar a sua resposta, ou o teu desinteresse já consumiu há muito tempo a sua curiosidade? Na sociedade atual, existe a máxima de que “não existe verdade absoluta”. Esta é uma mentira deslavada. Achar a verdade é possível – e ainda muito tranquilizador! A Verdade Absoluta, quando achada, traz ao coração do homem todo o sentido para a sua vida. Ah, meu amigo, não faça como Pilatos! Não vire as costas para esta questão!

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou a verdade" (João 14:6).
"A tua palavra é a verdade." (João 17:17)

Comments (0)

Postar um comentário