"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Afinal, estas são notícias boas ou ruins?

Posted on 01:55 | By Matheus Emerich | In

Imagine, por um momento, dois garotos que eram bastante amigos. Eram tão apegados um ao outro que realmente tinham uma amizade afetiva e cheia de lealdade. Eram melhores amigos e estiveram sempre juntos, tanto nos momentos difíceis quanto nas horas excelentes. Aconteceu, porém, que um deles precisava contar ao seu companheiro a verdade sobre determinado assunto, mas ele sabia que seu amigo iria se entristecer muito com aquela notícia e talvez nem entenderia nada, acabando por se ofender. O rapaz, é claro, tinha também a opção de calar-se e não dizer nada, ficando assim em paz com o seu amigo, mas deixando-o enganado com relação àquela preciosa verdade, que ele precisava saber. Qual a decisão corrreta a se tomar? Você contaria a verdade a alguém, mesmo se tratando de algo muito pesado? E se a pessoa realmente precisasse conhecer esta notícia? Você iria contá-la, mesmo correndo o risco de a pessoa ofender-se contigo?

Certa vez, eu ouvi alguém dizer que, quando a verdadeira mensagem de Deus é proclamada honestamente, não há como o ouvinte portar-se com indiferença: ou ele irá repudiá-la completamente, ou irá render seu coração ao convite gracioso de Deus. Seja muito boa ou seja muito má, uma reação precisa acontecer - ninguém tem a capacidade de permanecer "dormindo" após entrar em contato com a verdade do evangelho. Talvez você perceba que estamos em uma sociedade cada vez mais religiosa: as pessoas pegam o nome "Jesus" e colam adesivos no carro, escrevem nos perfis do orkut, estampam em suas camisetas - não é de se admirar que isso não cause impacto nenhum em você, em mim ou em qualquer pecador. Na verdade, não é sobre esta religiosidade vazia que estou falando: estou me referindo à verdadeira mensagem de Deus proclamada com seriedade, compromisso, clareza e honestidade - e não há como ser honesto com você, ao dizer sobre as coisas de Deus, sem que de certa forma você se sinta desconfortável! Isso acontece porque é uma mensagem que, se for entregue de maneira competente, irá cortar fundo no teu coração. É por isso que ninguém se mantém inerte à notícia do evangelho.

Quando eu chamo você para compartilhar contigo a mensagem de Deus, se eu for honesto, posso dizer que, antes mesmo de a conversa começar, eu já sei que você terá de ficar mais ou menos chocado ou entristecido, se não entender a mensagem na sua totalidade. Mas eu preciso fazer isso, especialmente se eu amar você - se isto for assim, então não me importarei em te dizer verdades duras. Se você entendê-las, sei que farão todo o bem para você - mas antes de mais nada você precisa encará-las. E não são assuntos fáceis. Talvez você já tenha percebido, e chegou até mesmo a pensar: credo, neste blog, esse cara só sabe falar de pecado! Só sabe falar que eu tenho que arrepender, que eu estou perdido e que preciso crer! Que papo ruim! Quem é que gosta disso? Acontece que eu quero muito apresentar-te uma esperança verdadeira, que é baseada no fundamento sólido que, sim, existe um Salvador para você. Mas se eu não te disser do perigo que você corre, mesmo que você se entristeça com isso, então você se perguntará: Mas eu preciso ser salvo do quê?

Por isso, se você se sente mal a cada postagem que você lê aqui, então anime-se com esta informação: este processo é completamente fundamental. Tente entender uma coisa: a princípio, você está separado de Deus e fazendo tudo contra a Sua vontade - e Ele, por ser bem Justo, não está se agradando disso. Então, se isto for assim, e se Ele tem algo a dizer-te, então como poderia ser algo bem pacífico ou sem firmeza? Não: é uma mensagem que irá te chamar para o perdão, porque Deus é bondoso e ama você, mas é antes disso uma mensagem que irá revirar a tua mente, ofender o teu amor-próprio, bater de frente contra todos os teus interesses e contra toda a elevada opinião que você tem sobre você mesmo. Sim, é algo que vai incomodar você por revelar a tua pequeninez. Se você estivesse realmente numa situação ruim, e ao ouvir uma suposta mensagem de Deus, continuasse a se sentir como se tudo fosse mil maravilhas, então aquela não seria, de fato, uma verdadeira mensagem de Deus! Como Ele iria comunicar com você e permitir que você continuasse no teu mau estado? Então, ao ser confrotado com expressões pesadas como, por exemplo, "você está perdido no teu pecado e precisa do socorro de Deus", então pare para pensar se há algum sentido nisso. É como se esta esperança que tanto te falo existisse sim, mas estivesse escondida atrás de todas estas informações; é como se ela brilhasse intensamente, mas estivesse guardada dentro de uma caixa que fosse desanimadora de encarar. É preciso, porém, que você encare tudo isso para achar o Tesouro mais precioso nesta vida - a salvação em Jesus Cristo. Seja corajoso e persistente nesta busca. Quando você se sentir ofendido com a mensagem, então continue com mais perseverança, pois pode ser que Deus esteja te mostrando quem você realmente é: muito pequeno e digno de nada; para que, completamente desarmado e entregue, você confie no Senhor Jesus Cristo crucificado, por saber também quem Ele é: absoluto e digno de todas as coisas.

Não se entristeça quando eu te digo que você precisa se arrepender do teu pecado e confiar exclusivamente em Cristo. Esta é mensagem de Deus chamada de evangelho, que é uma palavra que, curiosamente, significa "boas notícias". Então, por mais que você não goste, estas informações são as mais preciosas que você poderia receber. Meu amigo, guarde-as com cuidado, trancadas em algum lugar onde você não as esqueça. O conhecimento do teu mau estado direcionará os teus olhos para o alto, transformando o teu coração de incrédulo para cheio de fé. Não é que as boas notícias sejam "você está perdido e condenado". As boas notícias são estas: "Deus está completamente disposto a te perdoar e tirar você de onde você está, e trazer-te para um lugar puro e cheio de luz; sim, lavar você e te deixar tão branco e reluzente como a luz do sol. Deus está disposto a apagar da Sua lembrança toda iniquidade que você tem cometido, todas as suas transgressões; Ele está disposto a abraçar-te e dar-te um beijo de perdão, quando você reconhecer que toda a tua dívida foi paga e liquidada ali na cruz, por um Inocente. Há esperança, há perdão, há luz - abandone teu pecado e creia em Cristo!" Estas são as tão benditas boas notícias. Espero que Deus esteja trabalhando um milagre no teu coração! A tristeza por reconhecer o teu verdadeiro caráter é algo necessário, para que você experimente a alegria de conhecer o verdadeiro caráter de Cristo.

"Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar" [2 Coríntios 7:10].

Comments (0)

Postar um comentário