"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Contradição na Bíblia?

Posted on 00:16 | By Matheus Emerich | In

Existe um questionamento que é muito comum quando o assunto é Deus e Bíblia. Alguns seguem o caminho da indignação e logo classificam a questão como uma "contradição". Eu estou falando da seguinte colocação: "A bíblia fala que Deus é amor; sendo assim, como Ele poderia mandar alguém para o inferno? O perdão não foi ensinado por Jesus Cristo? Então porque Deus simplesmente não é o primeiro a perdoar todo mundo de uma vez? Porque devem existir pessoas fadadas ao sofrimento eterno, se a bíblia afirma que Deus ama a todos incondicionalmente? Isso não é contraditório?" Você já se perguntou sobre isso? Se você já parou para questionar assim, é possível que tenha concluído bem rapidamente: "Ah, isso sim é o que eu chamo de uma grande contradição sem sentido." Mas eu convido você agora a olhar esta situação por um ponto de vista diferente - o ponto de vista realmente sensato e justo, de acordo com a bíblia.

Primeiro, é importante que você saiba que a maioria daquilo que se costuma classificar como contradição bíblica, na verdade, são questões facilmente resolvidas quando alteramos o ângulo de visão, fazendo isso de uma maneira bem definida: tirando-o do centro do umbigo humano, e transferindo-o para o centro da vontade de Deus. Pronto: ao superar a ótica de que tudo o que existe está aí para viver em função do homem, e adotar a visão humilde de que o verdadeiro eixo movedor de tudo é o dedo de Deus, então caem quase todos os argumentos que tendem a nos mostrar alguma contradição dentro da bíblia. E com respeito à questão levantada nesta postagem, não temos um caso diferente: apenas faça essa pequena alteração do ponto de vista e avalie novamente a questão!

Vamos pensar com calma, explicando cada passo da situação. O caso é que existem duas verdades que a bíblia afirma com a maior clareza possível. Na análise da maioria das pessoas, são verdades que não podem existir juntas - necessariamente, ou uma ou outra, no mínimo, precisam ser falsas. Eis as referidas duas premissas:

1) Deus é muito bondoso, cheio de amor; é um Ser completamente e totalmente disposto a perdoar.

2) Deus, inegavelmente, não perdoa e não perdoará o homem que não se arrepender.

Opa! Essas afirmativas podem mesmo co-existir? Num primeiro momento, parecem se chocar de frente uma com a outra! Afinal, Deus ordenou aquilo que Ele não praticaria? Como fica a questão? Há alguém que fale que Jesus Cristo, certa vez, ensinou que o padrão mais alto que alguém pode atingir é o perdão - então porque o próprio Deus não perdoaria todo mundo? Quero lembrar-te que este mesmo Jesus Cristo, aquele que ensinou o perdão, ensinou também bastante acerca do inferno!

Vamos lá: quero que, por um momento, mesmo que por um minuto, você considere verdadeiras estas duas afirmativas que citei - somente para tecermos um raciocínio. Se as duas forem mesmo verdade - e a bíblia não treme na hora de falar que são - então como isso pode acontecer? Como um Ser que é rico em misericórdia não pode perdoar alguém que não se arrepende - especialmente quando este alguém é amado por Ele? Lembre-se que estamos considerando as duas premissas como verdadeiras. Temos, de um lado, um Deus realmente perdoador, e de outro lado um ser humano que não foi perdoado por Ele (talvez este ser humano seja você mesmo, caso ainda não tenha passado pelo arrependimento verdadeiro). Se estamos num terreno onde aquelas duas frases são verdadeiras, então a única alternativa que nos resta é: este ser humano não pode mesmo ser perdoado de maneira nenhuma, pois nem o Ser mais amoroso que existe deu-o o seu perdão. Que conclusão mais séria!

Este, enfim, é o coração da questão. Se é verdade mesmo que Deus mandará para o inferno alguém que não se arrependa de seu pecado, então, pense bem, quão grave é o nível deste pecado? Se Deus olha e diz "eu realmente não posso perdoar isso" , então - puxa vida! - quão terrível é o pecado que há em você? Quão sujo você está, realmente, para que Deus diga "isso é verdadeiramente imperdoável"? Se Deus é o maior perdoador que existe, e Ele considera extremamente justo que isso não merece perdão, então o pecado é algo mais grave do que você imaginava!

Você quer ver apenas um exemplo sobre esta verdade? A bíblia fala que o primeiro pecado arruinou toda a criação e todo o universo de uma só vez [1], e ainda corrompeu, para o resto das gerações, toda a raça humana [2]. Foram consequências de apenas um pecado; qualquer transgressão que você comete seria suficiente para fazer um estrago tão grande como este - qualquer mentira, qualquer cobiça, qualquer momento de raiva ou impaciência, enfim, qualquer pecado que você pode praticar tem o potencial para arruinar com toda uma criação! O pecado é coisa grave, e nós não temos a noção correta disso!

Assim, se no começo da postagem o problema estava com Deus, pois Ele era o "cabeça-dura" da questão, agora você pode entender realmente a visão bíblica. Na verdade, o problema está em você, pois o teu pecado é realmente algo imperdoável. Eu sei que isso não é nada agradável de se ler, mas existe ainda o outro lado da moeda. Tenho boas notícias para você!

"Deus, em Cristo, vos perdoou" [3]. Apesar de você carregar uma essência que ofende a Deus, a porta aberta para o perdão é justamente o Senhor Jesus Cristo. Era imperdoável, mas Deus quis abrir um caminho perfeito de acesso a Ele - e sobre isto Cristo diz: "eu sou o caminho" [4]. Sendo assim, Deus não vai te perdoar porque tudo virou "perdoável" de repente; Ele vai te perdoar porque, se você se arrepender e crer, antes de olhar para você, Ele vai olhar para Jesus Cristo. É como se o Senhor Jesus te acolhesse debaixo dos seus braços, te protegendo e levando-te até Deus com o seguinte pedido: "Pai, aceite-o por mim. Eu mesmo é quem te peço." Espero que você esteja entendendo que esta, realmente, é a única esperança para você. Você já experimentou o perdão de Deus para os teus pecados, através da Pessoa do Senhor Jesus Cristo?

[1] Romanos 8:20-22
[2] Romanos 5:12
[3] Efésios 4:32
[4] João 14:6

Comments (0)

Postar um comentário