"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Este mundo não é um bom lugar!

Posted on 21:51 | By Matheus Emerich | In

Se você começar a ler a bíblia hoje, com sinceridade, umas das primeiras coisas que você irá descobrir será a verdade do título desta postagem: este mundo não é um bom lugar; pelo contrário: estamos em um território mau, sujo e altamente perigoso. Isto é uma coisa que quase ninguém irá perceber; só terão a chance de avaliar esta questão com competência aqueles que já foram salvos por Cristo e receberam poder verdadeiro para discernir entre o bem e o mal. O resto das pessoas poderá, com certeza, perceber aqui e ali algum vestígio do mal, mas a verdade é que o mundo não está simplesmente manchado com coisas ruins - antes, o mal é a própria essência de tudo o que existe; é a própria matéria-prima dos objetos que conhecemos; é a própria lei que rege os fenômenos que nos cercam. Sim, esta será uma espantosa verdade que você poderá descobrir com o estudo da bíblia: este mundo é, do início ao fim, um lugar verdadeiramente mau.

Existe um versículo que contém a expressão “este mundo tenebroso” [1]. Muito provavelmente, você nunca tinha parado para analisar a questão por este ângulo! Que tal esta nova informação? O significado de tenebroso é “muito escuro, envolto em trevas, malévolo, infernal”. Estamos num mundo carregado de maldade, arquitetado para roubar de você todas as tuas chances de conhecer e aproximar-se da Verdade. O grande perigo, porém, é que você já está familiarizado com este ambiente, e quase nunca pode perceber que este lugar está, realmente, te afastando de Deus de uma maneira que você nunca imaginou.

É impressionante parar um pouco para pensar na face maligna que este mundo estampa, pensar em como está corrompido até o último grau, contaminado até o último canto; em como está, segundo a bíblia, exalando um cheiro horrível, na opinião de Deus. Fisicamente, não existe um lugar no universo que seja seguro, fora do domínio de Satanás – a bíblia diz que “o mundo inteiro jaz no Maligno” [2]. O que mais dói, porém, é observar as pessoas, em suas pequenas vidas, em como sentem prazer em estar neste mundo, e fazem de tudo para não saírem tão cedo daqui, aproveitando ao máximo o que podem sugar deste lugar. É impressionante como estão cansadas, exaustas, solitárias, vazias – é impressionante como o mundo suga todas as suas forças, e ainda assim elas buscam algum descanso e refúgio por aqui mesmo. É negativamente impressionante como o mundo é um poderoso sistema, o império do mal; uma máquina de enganar, seduzir e gerar pecados a todo instante.

As pessoas andam bebendo dos entretenimentos e distrações deste mundo, como se fossem coisas absolutamente indispensáveis para viver! Somente quando estão a sós com o silêncio, é que realmente vêem como estão machucadas e seus corações estão chorando angustiados. Enquanto você pertencer a este mundo, esta será a tua pátria, e você irá participar da essência e dos efeitos de toda a maldade, sujeira e tristeza que imperam por aqui. Mas há uma outra saída: existe uma outra pátria que é em tudo diferente deste território que você conhece.

“Mas a nossa pátria está nos céus, de onde aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20). As pessoas que crêem em Cristo não são nada menos do que estrangeiros neste mundo, vivendo aqui como estranhos e peregrinos. A pátria delas está em outro lugar – lá no céu. Se este mundo é mau, podemos ter a certeza de que tudo o que encontraremos aqui é um constante ódio pelas coisas boas – de fato, Cristo diz: “O mundo odeia a mim" [3]. Assim, viver buscando a face adorável de Cristo é, necessariamente, caminhar para uma direção cada vez mais distante deste mundo e de tudo o que ele carrega consigo. Sim, meu amigo, há uma esperança verdadeira, que está fora dos limites deste mundo que você conhece!

“O próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus nosso pai que nos amou e e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança.” (2 Tessalonicenses 2:16)

[1] Efésios 6:12
[2] 1 João 5:19
[3] João 7:7

Comments (1)

Graças a Deus porque neste mundo tão tenebroso a Sua palavra é luz para os meus caminhos!

Postar um comentário