"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Loucura, loucura!

Posted on 20:00 | By Matheus Emerich | In

Ao ver alguém crendo na bíblia com todas as suas forças, talvez você pense: “que loucura!” De fato, a mensagem da bíblia parece, num primeiro instante, um amontoado de lendas loucas, e você não sabe como em pleno século XXI alguém ainda pode crê-las. O pecado entrando no mundo através de um casal comendo o fruto proibido? Milagres extraordinários acontecendo no meio de um povo? Deus se revestindo de humanidade, descendo à Terra e morrendo numa cruz, para salvar você? Que bando de ideias loucas!

Existe um fato o qual você não pode ir dormir hoje sem conhecê-lo: Deus sabe perfeitamente que você acha difícil crer nisso tudo. Ele sabe que isso parece uma grande loucura para você. É por isso mesmo que Ele diz: “aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação” [1]. Com algum tempo de leitura da bíblia, a gente aprende que tudo o que Deus aprecia no homem é a fé. Quê mais o homem poderia oferecer a Deus? Deus é o criador e o dono de tudo, está acima de tudo e de todos, e tem o homem na palma de suas mãos – então, o que o homem pequeno e infinitamente inferior poderia oferecer a Deus? Apenas a mais pura e simples fé! É exatamente por isso que a bíblia contém narrativas tão difíceis de acreditar: quando toda a lógica do homem chega a o fim, quando toda a sabedoria humana cai por terra e não resta mais nem um átomo de confiança na criatura, então começa a fé e a confiança no Criador Soberano. Em outras palavras: para se crer na bíblia, não adianta nem um pingo da sabedoria humana. Simplesmente não dá para usar a intelectualidade do homem para ajudar na crença de alguma coisa das escrituras. Assim, quando Deus executava um grande milagre e o registrava nas páginas sagradas, estava sendo testada a capacidade do homem de simplesmente crer. Quando a confiança em si mesmo é destruída, nascendo assim a confiança em Deus, não existe nenhuma narrativa que seja custosa demais para se crer! Quando a fé vence a lógica filosófica do homem, todas as portas são abertas no coração humano para se crer confiadamente naquilo que Deus está dizendo – por mais extraordinário que possa parecer.

“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” [2]. Aquilo que é loucura para o homem perdido e condenado é, justamente, a alegria e o poder do homem salvo.

Você considera que a bíblia não passa de um conjunto de histórias bordadas com palavras de loucura? Você não está fazendo nada mais do que usar a sua lógica humana para concluir algo a respeito deste livro – podemos dizer então que você está certo, humanamente falando. A própria bíblia já adianta: “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” [3]. Usando os recursos que você tem em mãos, adquiridos com a sua própria natureza, você não vai crer em nenhuma linha da bíblia – é tudo loucura para você. E muito possivelmente você nem dá a mínima para isso, de tanta loucura para que é, na tua opinião!

Se Deus está operando um milagre no teu íntimo, porém, ainda há “esperança para você”. Se Ele está vencendo a dureza do teu coração, quebrando todo o apoio que você tem na lógica humana, então você poderá confiar nEle e em sua palavra. A partir daí, as coisas começam a clarear diante dos teus olhos: a esperança que tanto te falta começará a encher os teus dias de paz e alegria nas “loucuras” de Deus. “Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens” [4].

[1] 1 Coríntios 1:21
[2] 1 Coríntios 1:18
[3] 1 Coríntios 2:14
[4] 1 Coríntios 1:25

Comments (0)

Postar um comentário