"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Para onde ir?

Posted on 00:51 | By Matheus Emerich | In

Reparando na vida do Senhor Jesus Cristo, podemos perceber que ele tinha o costume de pregar para as multidões, ensinando-as o Caminho que conduz a Deus. De início, um bom número de pessoas acompanhavam e seguiam ao Senhor - talvez pelo interesse natural que o ser humano tem por coisas novas, talvez meramente pela expectativa de saciar a curiosidade, presenciando um milagre ou sinal. O certo é que, em determinada ocasião, narrada para nós no evangelho de João, o Senhor resolveu conferir à mensagem um certo tom de dureza. Ele não foi duro simplesmente por ser; o caso é que a mensagem de Deus para o homem tem, sim, um certo aspecto amargo para o nosso paladar. Naquele dia, no qual o Senhor expôs com clareza a mensagem, muitas pessoas deixaram de seguí-Lo. Ao serem despertadas para a realidade, preferiram voltar atrás e abandonar a caminhada que haviam começado.

Na ocasião que estamos comentando, o Senhor havia explicado certas coisas que acabaram desagradando o público geral. Ah, mas como precisavam mesmo de ouvir aquelas coisas! Como necessitavam, como pecadores, serem confrontados com verdades difíceis de escutar! O Senhor Jesus lhes disse coisas duras tão somente para o próprio bem deles, porque amava todos os que estavam ali, pessoa por pessoa. Cada um que ouviu a mensagem naquele dia precisava de um remédio muito forte para curar a sua alma, e o Senhor se dispôs a ser honesto com eles, não lhes oferecendo apenas comprimidos ou analgésicos fracos. Talvez isso também esteja acontecendo com você; talvez estas coisas sobre Deus e salvação sejam os assuntos que você menos gosta no mundo, mas é tudo o que você precisa escutar. O teu coração precisa ser confrontado com isso; mas quando o impacto acontece, talvez você se recue, como as pessoas naquele dia fizeram. Ah, meu amigo, se teu ego está sendo ofendido demais com a mensagem do evangelho, negue-lhe por apenas mais um pouco, e permaneça ainda mais algum tempo aos pés do Senhor para ouvir dEle as palavras de vida e paz. Não vá embora agora, até que você entenda e creia na sua mensagem - Ele irá te dizer coisas duras porque te ama, e você precisa urgentemente escutá-las!

Naquele dia, o Senhor havia explicado para as pessoas que Ele mesmo era o caminho que conduz a Deus. Não somente as palavras que saíam da sua boca, não somente os seus ensinos, não somente a prática daquilo que Ele pregava - não: o caminho era Ele mesmo. Ele era - e ainda é - o Caminho que Deus providenciou ao homem; e para percorrer este Caminho, é necessário viver exclusivamente dEle. Sim, é necessário alimentar-se dEle e viver sendo sustendado somente por Ele. Além do mais, para seguí-Lo, é inevitável passar também por sofrimentos e dificuldades, como Ele passou. É preciso haver uma estreita e intensa identificação com o Senhor e Mestre. Estas são algumas verdades que, ao serem expostas naquele dia, causaram bastante estranheza nas pessoas. "Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com Ele" [1].

Existe um versículo que nos ajuda a entender esta situação. "Porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela" [2]. A porta é estreita e são poucas pessoas que acabam passando por essa entrada. Não é que custe alguma coisa muito alta, de maneira que somente pouca gente consegue pagar - não, pelo contrário: a bíblia diz que a salvação é inteiramente gratuita ao pecador; basta somente arrepender-se de seus pecados e, crendo honestamente, entregar tua vida ao Senhor Jesus Cristo. Mas, se é algo tão simples, porque se diz que a porta é estreita? A resposta nos interessa muito!

Acontece que todas as pessoas precisam alcançar a consciência de seu pecado. Muitos nem querem ouvir nada a respeito da porta estreita justamente por causa deste ponto. Julgam muito desagradável o peso de sentirem-se culpados, então preferem evitar este assunto. Não querem saber de perdão, porque não querem ouvir de culpa; não querem saber de alívio, porque não querem ouvir de fardo. Não querem, nem de longe, ouvir que todos nós dividimos a culpa do assassinato do Filho de Deus. Do outro lado da porta há vida em abundância, mas a entrada é estreita porque cabe somente uma coisa, e nada mais: cabe somente a fé sincera no Senhor Jesus. Tudo o mais é muito largo para passar pela porta. Você só pode entrar nela carregando isso. Justiça própria e boas obras praticadas por você? Não cabem. Orgulho, elevada opinião sobre si mesmo e amor próprio? Não cabem também. Prazeres para a tua natureza e liberdade para viver em função de si mesmo? Também não te permitem atravessar a porta. A entrada é tão fina que só passa a tua alma agarrada com a fé em Cristo: é tudo o que você tem para atravessar para o outro lado. Você tem que decidir em que você vai se agarrar, em qual lado você vai ficar, pelo quê você vai decidir.

Quando a maioria das pessoas, percebendo tal nível de espessura da porta, começaram a retirar-se e abandonar o Senhor Jesus, Ele fez uma pergunta para os seus discípulos. "Então perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna" [3]. Temos aqui a resposta sensata de um homem que aprendeu o verdadeiro valor de Cristo. Se não tivermos o Senhor Jesus, para quem mais iremos? Qual outro caminho a seguir, ou então, para onde ir? Havia muita coisa a ser feita, muitos bens terrestres a serem acumulados, muitos prazeres a serem conquistados; mas nada mais importava para aqueles discípulos. Eles haviam experimentado uma porção da verdadeira vida, e sabiam que todos os outros caminhos não passavam de pura ilusão. Que importa se o chamado é duro? Que importa se o discurso põe em evidência o nosso pecado? Que importa se isso fere o nosso ego? Acaso, haveria outro caminho? Não: Tu tens as palavras de vida eterna; mais ninguém.

E quanto a você, que está lendo esta postagem? Quais são os teus planos para tua vida? A única coisa que realmente importa é crer no Senhor Jesus Cristo, e mais nada - nada, nada, nada; absolutamente nada! As palavras de vida eterna, que você tanto precisa ouvir, não irão ser encontradas em nenhum sentimento, diversão, entretenimento ou bem material. Para onde você pretende ir? Não vale a pena conquistar seja lá o que você quiser, e no final de tudo perecer para sempre sem Cristo. O discurso é muito duro? Suporte-o por mais um pouco, para teu bem. Nada que não seja bastante duro quebraria a casca que há em torno do teu coração.

[1] João 6:60,66
[2] Mateus 7:14
[3] João 6:67,68

Comments (1)

Vemos claramente que a multidão via Jesus apenas como aquele que podia curar a dor física, o que também era real, mas não o viam sobretudo como o médico da alma. Quando Jesus falava sobre perdão dos pecados, muitos eram aqueles que não criam, como os fariseus que acreditavam ser mais difícil a cura de um paralítico que perdoar pecados. Hoje as pessoas ainda necessitam de ver Jesus não apenas como um homem bom que habitou na Terra, mas como O Cristo que veio salvar o homem da perdição eterna!

Postar um comentário