"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Tão perto, mas tão longe!

Posted on 18:58 | By Matheus Emerich | In

Imagine alguém que deseje muito, muito mesmo a vida eterna. Alguém que até mesmo arrisque sua posição, status ou prestígio para saber um pouco mais do Caminho de Deus. Existiria, neste mundo, algo que poderia impedir tal pessoa de receber a salvação do Pai? Nesta postagem, iremos considerar a história de um jovem que foi até o Senhor Jesus Cristo, nas condições descritas acima. Isso está narrado em três evangelhos: Mateus 19:16-22, Marcos 10:17-22, Lucas 18:18-23. Iremos usar informações destas três referências, para analisar o surpreendente desfecho da narrativa.

Primeiramente, sabemos que o jovem era rico e de elevada posição social. Somente o fato de ele ter recorrido a Cristo já era arriscar bastante o seu prestígio para com os homens, pois as principais autoridades e lideranças religiosas viam o ministério do Senhor com olhares de ódio. Era bem possível que, naquele instante, o jovem estivesse causando, conscientemente, o rompimento do seu vínculo com os seus companheiros mais destacados da sociedade. “Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?” Ele estava publicamente recorrendo a Alguém que os magistrados detestavam. O vazio que existia naquele jovem, porém, o fez considerar como secundário todo o interesse em sua posição e status: a condição desesperada do seu coração falou mais alto que qualquer vaidade social.

Sabemos também que aquele jovem estava altamente interessado. Podemos imaginar a enorme multidão que, como sempre, estava reunida em torno do Senhor Jesus. O jovem não mediu esforços: foi abrindo caminho no meio das pessoas para aproximar-se do Mestre. O relato dos evangelhos foi que o jovem veio correndo e, ao chegar-se diante de Cristo, pôs-se de joelhos. Além de completamente interessado, ele estava tratando o Senhor com bastante reverência! Que adversidade poderia impedir este homem de crer? Ele parecia alguém interessado demais para perder-se para sempre! Olhando assim, como ele correu desesperado e sincero, não parecia um jovem convicto demais para perecer no inferno? O final da história, porém, silencia todas as nossas boas expectativas, dizendo-nos que, após a resposta do Senhor, o jovem acabou não crendo. Ora, o que havia de errado com ele, então? Será que você também abriga este mesmo erro no teu coração?

O jovem veio perguntando sobre como receber a salvação, querendo honestamente achar alívio para o fardo incalculável do seu coração. Após um breve diálogo com o Senhor, Este lhe recomendou: “Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me.” Estaria o Senhor Jesus ensinando que, para ser salvo, é preciso distribuir todos os nossos bens? Claro que não; isso violaria todo o ensinamento bíblico de salvação gratuita. Acontece, porém, que naquele instante, o Senhor estava submentendo o jovem a um teste realmente necessário. O Senhor Jesus sabia que aquele jovem amava as suas riquezas com toda a força de sua alma; ele realmente estimava bastante os seus muitos bens materiais.

A bíblia ensina que, para se obter a salvação, é preciso reconhecer a Cristo como o Senhor de tua vida. O amor que aquele jovem tinha pelos seus bens materiais o impedia de receber Cristo desta maneira! O jovem queria administrar por si mesmo esta área de sua vida; não estava disposto a entregar-se totalmente a Cristo, pois fazia ainda reservas no seu coração. A bíblia fala que os discípulos abandonaram tudo para seguir ao Senhor Jesus [1]. Isto não significa que você precisa desfazer-se depressa de todas as tuas coisas; significa, sim, que a rendição a Cristo deve ser total, a ponto de não haver nada em teu coração ou em tua vida que você não esteja disposto a renunciar, caso Ele peça. Ele é o Senhor absoluto; e a salvação vem com este reconhecimento. Aquele jovem não queria abrir mão de suas riquezas; era algo que o impedia de receber a Cristo como o seu Dono e Senhor inquestionável. Diz-nos o texto que, após ouvir esta instrução do Senhor, o jovem saiu ''muito triste''. Isto é notável! Ele realmente queria a salvação, mas considerou como mais valiosos os bens que ele tinha. Estava realmente muito perto da salvação; mas por dar ouvidos à voz do seu coração, passou muito distante da mesma.

Quanto a você, o que te impede de receber a salvação? Talvez, como o jovem, você realmente queira receber a vida eterna das mãos de Deus – talvez seja por isso que você esteja lendo a postagem deste Blog. Pode ser, porém, que você ainda ame intensamente alguma coisa que não esteja disposto a renunciar. Talvez você reconheça que, se o Senhor Jesus for, de fato, o Senhor do teu viver, algumas coisas deverão sumir; e pode ser que você as esteja colocando como mais importantes neste momento. Eu não sei: talvez sejam amizades, carreira profissional, reputação, prazeres momentâneos ou até mesmo os bens materiais. Digo a você com todo o carinho: avalie a questão com cuidado! Não deixe passar mais uma chance de, arrependido, submeter-se ao Senhor Jesus. Não olhe para a tua vida com olhos de engano. Não procure, nas coisas que você tem, algo que seja mais precioso ou importante do que a vida eterna na Pessoa de Cristo.

[1] Lucas 5:11 e 14:33, Mateus 19:27

Comments (0)

Postar um comentário