"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

O que é arrepender-se?

Posted on 19:44 | By Matheus Emerich | In

A mensagem de Deus para mim, para você e para qualquer pecador pode ser resumida em duas etapas do mesmo processo: “Arrependei-vos e crede no evangelho” [1]. Assim como não há salvação sem fé genuína no evangelho e na cruz do Senhor Jesus, também não há salvação sem verdadeiro arrependimento. É possível, porém, que aconteça uma pequena confusão aqui. Você sabe o que isso significa? Devemos nos arrepender do quê? Dizer que devemos nos arrepender “dos nossos pecados” não é uma definição bastante vaga? É possível acharmos uma resposta mais específica? Afinal de contas, o que significa arrepender-se?

Foi conversando com um colega que eu percebi o quanto esta verdade é geralmente mal compreendida. Na conversa, eu lhe disse de forma bem categórica: “Olha, você precisa se arrepender de seu pecado de uma vez por todas – arrepender-se daquilo que você faz e daquilo que você é.” Ele, por sua vez, insistia numa resposta constante: “Sim, é claro, mas isso eu já faço. Quando eu erro, eu me sinto arrependido. Quando eu peco, eu realmente me arrependo do que eu faço; e até mesmo tento continuar o meu caminho sem cair no mesmo erro outra vez.” Aquele colega não estava entendendo nada de arrependimento!

Você pode até entristecer-se com teus erros e pecados, e pode até mesmo arrepender-se deles, mas é preciso notar algo fundamental neste sentido. Normalmente, as pessoas se entristecem com seus tropeços porque elas mesmas são prejudicadas por eles. Você comete uma transgressão, e quando dá errado – “Ah não!” – você se arrepende da tua decisão errada. “Não deveria ter agido assim; como estou arrependido!” Você então se entristece porque teus planos se frustraram por causa do teu erro. Mas este não é o arrependimento descrito na bíblia e intimado pelo Senhor Jesus. Na verdade, o arrependimento bíblico é uma questão muito menos egoísta: você se entristece não porque teus direitos estão se atrapalhando, mas porque os direitos de Deus estão sendo violados. Arrepender-se não é, prioritariamente, sentir pesar por você mesmo; você se entristece pelo reconhecimento de estar ofendendo a Deus, com sua iniquidade. Como diz o salmo: “Pequei contra ti, contra ti somente” [2]. Este é um ponto muito importante.

Outro aspecto que precisa ser notado é que, geralmente, as pessoas confundem o arrependimento bíblico com um mero reconhecimento do erro. “Tá bom, eu reconheço que estou errado, e sei de verdade que não devo estar assim.” Isso não é arrependimento! O ato de contristar-se humildemente no coração não irá levar somente a uma análise superficial, nem somente a uma conclusão indiferente. Alguém que se arrepende sinceramente não irá permanecer somente com o pensamento do tipo: “é... estou errado, sou pecador.” Quando se arrepende de verdade, e realmente se reconhece a culpa do pecado, não há nenhum anseio mais forte no coração do que o desejo pelo perdão. Não há nenhum assunto neste mundo que interesse mais ao coração arrependido do que a possível purificação de seu estado.

Se tais posições acima não traduzem o verdadeiro arrependimento, então qual é a definição correta? Certa vez, Martyn Lloyd Jhones explanou bem sobre o assunto: “O arrependimento indica que você percebeu que é pecaminoso, culpado e vil, na presença mesma de Deus, que merece somente ira e a punição imposta pelo Senhor Deus, que está se encaminhando diretamente para o inferno. Significa que você começou a perceber que algo denominado “pecado” está em você, e que você anela por livrar-se dele, e que você volta as costas ao pecado em todas as suas formas e variedades. Você renuncia ao mundo em qualquer custo; ao mundo em sua mentalidade e perspectivas, bem como em suas práticas; e você também nega-se a si mesmo, toma a sua cruz e põe-se a seguir a Cristo. Os entes mais queridos e íntimos poderão chamá-lo, juntamente com o mundo, de um homem insensato, ou poderão dizer que você é um maníaco religioso. Talvez você até tenha de sofrer financeiramente. Mas não faz diferença, nenhuma diferença. Isso é arrependimento” [3].

Olhe para você – como você é, o que você costuma praticar. Existem muitas coisas em você que estão a ferir o padrão de Deus, certo? Se você for sincero, irá perceber que a tendência é transgredir cada vez mais; acrescentar a cada dia, como numa lista, mais e mais pecados. Você não tem como lutar contra isso; faz parte da tua essência! A boa notícia de esperança, porém, é que Deus aguarda, paciente, pelo teu arrependimento e conversão a Ele. Ainda há tempo para isso; Ele não irá fechar os ouvidos para você ou virar-te as costas. “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” [4].

1] Marcos 1:15
[2] Salmo 51:4
[3] D. Martyn Lloyd Jhones, Estudos no Sermão do Monte (São José dos Campos, SP; Editora Fiel, 1989), p. 522
[4] Salmo 51:17

Comments (2)

No grego arrependimento significa mudança de pensamento e atitude. Logo não é arrependimento quando você sabe que é um pecador e não faz nada para mudar esse quadro em sua vida...

Muito interessante! Às vezes o significado grego das palavras ajuda bastante. Mas arrependimento é isso aí: dar meia-volta na sua vida e entregar-se ao Senhor Jesus Cristo!

Postar um comentário