"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Não há diferença nenhuma!

Posted on 19:20 | By Matheus Emerich | In

No geral, as pessoas acreditam que, na vida após a morte, serão recompensadas por aquilo que fizeram ou deixaram de fazer aqui. Se não pensam assim, pelo menos imaginam que a opinião de Deus sobre elas pode mudar à medida que melhorarem suas obras aqui neste mundo. É como se você subisse no conceito de Deus na proporção que fizesse coisas ''boas''. Na verdade, esta idéia bastante difundida não passa de um engano, segundo a bíblia. De acordo com os registros sagrados de Deus, a tua condição não vai variar de acordo com os teus esforços - e digo mais: com relação ao nível de maldade ou pecaminosidade, tua condição não é melhor ou pior do que a de ninguém. Você freqüentemente se acha melhor do que os outros, não é verdade? Não são raros os momentos em que teu coração se enche de pensamentos como "estou numa condição boa, porque existem muito piores do que eu por aí." Este raciocínio, invariavelmente, traz a ideia de que você precisa menos de Deus do que as outras pessoas, por ser menos maldoso do que elas. Segundo a bíblia, porém, nada disso é verdade: entre você e os outros, não há diferença nenhuma!

Há um trecho bíblico que confirma esta verdade. "Porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" [1]. Todos pecaram! Esta sentença coloca todos os seres humanos numa mesma condição, numa mesma realidade, num mesmo juízo diante de Deus. Este é o rótulo e a bandeira que você carrega. Com isto em mente, quero chamar a tua atenção para uma expressão deste versículo: não há distinção. O que Deus quis dizer com isso?

Esta pequena expressão revela que, estando todos os seres humanos em pecado, não há distinção para todos eles: todos estão na mesma condição e precisam do mesmo socorro. Estão todos no mesmo poço fundo e todos igualmente precisam de Alguém que os salve. Em toda a história, existiram homens bons e homens maus, assim como existiram homens muito bons e homens muito maus - falando de um ponto de vista humano. Bom, será que isto interfere de alguma maneira na análise de Deus? Eu sei que você provavelmente não está acostumado com essa verdade, mas a sentença de Deus é que não há distinção: todos os homens, sendo "bonzinhos" ou "maldosos", estão na mesma condição. Pense nos extremos de bondade e maldade de alguns dos personagens que já viveram na Terra: Mahatma Ghandi ou Adolf Hitler, Nelson Mandela ou Osama Bin Laden, Yasser Arafat ou Saddam Hussein - não há diferença nenhuma! Do ponto de vista bíblico, não há distinção!

Que tal essa nova informação? Como você se sente quando eu te digo que, ao olhar para você e para Hitler, Deus diz que não há distinção? Todos os homens estão nivelados no mesmo patamar - nivelados pela maldade do seu coração: "todos pecaram". Não há distinção, pois este patamar leva todos igualmente para o mesmo lugar de perdição eterna. Isso te causa pelo menos uma sombra de preocupação, em teu coração? É algo que deveria tirar o nosso sono!

Se você parasse de ler esta postagem no parágrafo anterior, estaria tudo perdido, certo? O mundo condenado, você morto para sempre e teu pecado arruinando teu futuro - seria uma mensagem de reconhecimento de condição, e não uma mensagem de esperança, como realmente é a mensagem de Deus. Aliás, como então todas estas "más notícias" que tenho te dado podem te dar alguma esperança? Não são, pelo contrário, informações que trazem desolação?

Na verdade, quando você crê em Cristo, é até agradável o fato de que não há distinção. Se Deus olhasse para aquilo que fazemos, ou para aquilo que nos esforçamos para nos tornar, então aí sim haveria distinção! Digo isso porque algumas pessoas são mais boas, outras são mais ruins; umas fazem mais coisas benéficas, outras praticam maldades; umas se entregam mais em favor do próximo, outras são mais egoístas. Então, se o objeto da avaliação de Deus fosse o volume ou a qualidade de nossas obras, haveria distinção, pois uns precisariam mais de Deus do que os outros - algumas pessoas, por serem mais "boas", estariam necessitando menos da misericórdia de Deus. Quando Deus diz, porém, que não há distinção, é como se todas as justiças e as diferenças humanas sumissem todas de uma vez, e de repente nos encontrássemos numa realidade em que todos nós, de maneira independente da inclinação da nossa índole, necessitássemos igualmente e totalmente de Deus. É assim que é, é assim que a bíblia diz.

Se não há diferença entre eu e você, significa que precisamos da mesma Fonte de socorro. Não importa se você tem feito grandes maldades todo este tempo da tua vida, ou se você tem tido um comportamento humanamente exemplar: sem distinção alguma, todos nós precisamos de Cristo. Precisamos porque somos pecadores demais para nos auto-justificar; precisamos porque somos maus demais para limparmos a nós próprios; precisamos porque somos injustos demais para tentarmos alguma outra boa alternativa. Não há desnivelamento, porque todos precisam invocar, humildemente arrependidos, o favor e o perdão de Cristo. Seja na condição ruim, na necessidade de perdão e purificação, ou no Caminho que precisa ser seguido, a verdade que nos coloca num mesmo terreno continua a ser proclamada: não há distinção. Cada ser humano precisa ver-se lavado de seus pecados, pelas mãos tão bondosas do Senhor Jesus Cristo. Assim, se o pecado trazendo a condenação eterna tira o nosso sono, para o salvo que crê, o perdão em Jesus Cristo proporciona, paralelamente, uma noite calma e descansada nos braços de Deus.

Permita-me lembrar-te: isto é verdade também para você. Não corra deste Senhor tão bondoso, não fuja do Seu convite. Não pense que você é melhor do que alguém. Você também precisa de arrepender-se! Você também precisa de crer em Jesus Cristo! A verdadeira esperança reside justamente aí: o Senhor Jesus Cristo, de maneira nenhuma, vai deixar-te confundido ou esperando em vão. "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" [2]. Apesar do teu mau estado, Ele já te fez o seu amoroso convite. Agora, só depende de você.

[1] Romanos 3:22, 23
[2] João 6:37

Comments (0)

Postar um comentário