"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Você é uma pessoa morta?

Posted on 22:41 | By Matheus Emerich | In

Esta não é uma pergunta contraditória. De acordo com a bíblia, a maioria das pessoas deste mundo estão mortas. Elas conseguem andar, pensar, sorrir ou ler uma postagem como essa; mas na verdade não estão vivas. Elas apenas existem, mas isso não significa que elas possuem a verdadeira vida correndo em suas veias. A vida verdadeira é somente recebida quando você crê em Cristo – não despreze essa questão tão rapidamente! Não pense “ah, isso que é a vida? Não preciso desta vida.” Talvez você esperava mais pelo título da postagem; mas peço que você continue lendo até o final do texto. Esta vida não é algo desinteressante – acontece que as coisas espirituais são muito mais reais do que as coisas que a gente pega, vê ou sente. Se você não sabe o que é crer em Cristo, você não sabe o que é vida, nem sabe o que é real – você é uma pessoa morta.

Uma das expressões que a bíblia usa para descrever esta situação de morte é “mortos nos vossos delitos e pecados” [1]. É como se Deus estivesse falando com você o tempo todo, mas você, como uma pessoa verdadeiramente morta, não conseguisse responder a nenhum estímulo que vem de Deus – nenhum estímulo de vida! Agora mesmo, Deus está mostrando para você todo o seu poder e sua divindade através de muitas maneiras, mas os teus delitos e pecados impedem você de enxergar tudo isso. Assim sendo, você seria capaz de atravessar toda uma atmosfera cheia de mensagens de Deus para você, e mesmo assim você nem perceberia nada e continuaria o teu caminho como se nada tivesse acontecido! Não fique surpreso se eu te disser que isso acontece exatamente todos os dias, em todos os instantes. A tua própria estadia neste mundo, a tua respiração ou os batimentos do teu coração já são claras mensagens estampadas com o firme selo da mão de Deus, mas só são percebidas e entendidas por uma pessoa viva – se você ainda está morto, nada pode perceber da voz de Deus. Não é que Deus nunca tenha dirigido uma mensagem a você – não, Ele faz isto a cada segundo. O caso é que você não pode perceber ou entender nada desta comunicação, porque você, sendo uma pessoa morta, não tem os sentidos espirituais avivados para entender coisa alguma!

Talvez você esteja estranhando bastante estas palavras. Talvez você se pergunte: “Como assim eu sou uma pessoa morta? Como isso pode acontecer?” Repare então, por exemplo, nesta seguinte expressão encontrada em Efésios: “nos deu vida juntamente com Cristo” [2]. Deixe-me te dizer uma coisa: todo homem e toda mulher são naturalmente mortos e não possuem vida em si mesmos. Todo e qualquer vestígio de vida é encontrado somente com Cristo, e tudo o que é vivo está somente nEle. Por isso, como diz a expressão, a vida é dada “juntamente” com Ele. Veja mais estes versículos (repare nos itálicos):

João 1:4 - “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.”

1 João 5:11 - “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no seu Filho.

Depois que cremos em Jesus Cristo, arrependidos de nossos pecados, podemos ter uma visão clara do que significa, de verdade, tudo o que está em nosso redor. É como se a realidade fosse um quadro pintado de cores frias, mortas e tristes, em tons de preto e branco somente. Tudo é assim até que se encontre realmente Jesus Cristo, e você perceberá que, quanto mais próximos dEle, os tons passam a ganhar cores vivas, iluminadas e cheias de alegria. Se você mirar por um instante na sua face tão cheia de vida, você perceberá que todas as outras coisas, absolutamente, encontram-se pálidas e sem vida – tudo o que existe, seja o que for, perde o sabor e o atrativo depois que você encontra a vida na Pessoa de Jesus Cristo.

Agora eu te pergunto: você ainda prefere permanecer no estado de uma pessoa morta? Sei que a proposta de vida em Jesus Cristo em nada é atrativa para o homem natural. Mas a bíblia deixa um aviso solene: “E os mortos foram julgados. E se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” [3]. Que interessante! Aqueles que permanecem no estado de morte, até o final de suas vidas, encontram depois delas uma morte que nunca irá terminar: o Lago de Fogo! E a única maneira de não encontrar este destino pela frente é estar inscrito no Livro ''da Vida''! Será somente uma coincidência de termos? É tudo muito preciso e bem ordenado para pensarmos que sim.

Para quê continuar morto se você pode receber a vida verdadeira agora mesmo? “Em verdade vos digo que, quem ouve a minha palavra, e crê naquele que enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida” [4]. Isto sim é o que podemos chamar de esperança para você.

[1] Efésios 2:1
[2] Efésios 2:5
[3] Apocalipse 20: 12,15
[4] João 5:24

Comments (1)

Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário