"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

A verdade sobre a Verdade

Posted on 13:11 | By Matheus Emerich | In

“Que é a verdade?” Essa pergunta, feita por Pilatos no evangelho de João, é a questão de todo ser humano. Em quê acreditar? O mundo está cheio de sugestões sobre “onde depositar a confiança”; mas parece que toda a sopa de hipóteses acabou por confundir ainda mais os homens. Os avanços da ciência e filosofia só trouxeram mais dúvidas no lugar de respostas, de modo que agora Deus parece cada vez mais distante de todos nós. Especialmente na sociedade atual, parece que cada um vai ter que decidir, por si mesmo, no que vai acreditar. O volume de especulações é tão grande que, por último, os sábios já estão dizendo: “olha, não existe verdade, tudo é relativo; acredite no que quiser, ou fique à vontade para não acreditar em nada também – no final das contas não irá fazer diferença nenhuma.” Será que isso é assim mesmo? A bíblia pode nos ajudar neste assunto? Se olharmos para as suas páginas, veremos que existe uma ligação fortíssima entre a ''verdade'' e o próprio Senhor Jesus Cristo.

A verdade veio através de Cristo. “Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” [1]. Ele trouxe tudo o que precisávamos para dissipar as nossas dúvidas.

Ele próprio estava cheio da verdade. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” [2]. A verdade mais pura transbordava em cada movimento Seu. Ele irradiava a verdade cristalina, digna de toda confiança.

Ele era a própria verdade. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” [3]. Ele não somente dizia coisas verdadeiras, mas Ele próprio era constituído de límpida verdade. Ele era a Verdade encarnada. Literalmente, a Verdade andou entre nós na forma de um ser humano.

Ele veio à Terra precisamente para nos dizer a verdade. “Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade” [4]. Podemos descansar no fato de que Ele cumpriu essa bondosa missão. A expressão “em verdade vos digo” foi registrada nos quatro evangelhos nada menos do que 76 vezes, como pronunciadas pelos lábios de Cristo.

Ele guia todos os que crêem nEle, direcionando-os a se alimentarem da verdade cada vez mais. “O Espírito da verdade vos guiará a toda verdade” [5]. Todo ser humano, embora seja pecador, quando crê em Cristo, pode repousar tranquilo, seguro que está pisando em um terreno regado pela verdade. Quem fez todas essas promessas, e quem disse tudo isso foi “o Deus que não pode mentir” [6]. É o Deus que registrou em Sua palavra: “Deus não é homem, para que minta” [7]. Que bela notícia! Você não percebe? Deus se importa com você, e quer que você acredite em Sua palavra, revelada pelo Seu Filho!

Satanás é chamado na bíblia de “Pai da Mentira”, e vivemos num mundo arquitetado por ele. Tudo aqui transpira mentira a cada fração de segundo. A única fonte de verdade é, realmente, o Senhor Jesus Cristo. Ele disse tantas vezes, alertou de tantas maneiras, que tudo o que Ele dizia era a verdade! Será que você pode confiar nEle? Todo aquele “papo” de céu e inferno, pecado e pureza, salvação e condenação, crença e incredulidade – sim, era tudo verdade! Ah pecador, creia neste Cristo e seja purificado de teus pecados, descobrindo você mesmo que Ele é verdadeiro. “Quem, todavia, lhe aceita o testemunho, por sua vez, certifica que Deus é verdadeiro” [8].

[1] João 1:17 [2] João 1:14
[3] João 14:6 [4] João 18:37
[5] João 16:13 [6] Tito 1:2
[7] Números 23:19 [8] João 3:33

Comments (0)

Postar um comentário