"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Quanto devo pagar? (6)

Posted on 00:25 | By Matheus Emerich | In

Atenção! Esse texto faz parte de uma série de postagens, que irão esclarecer para você aquilo que talvez seja o engano mais difundido na humanidade: o pensamento que Deus quer que você seja uma boa pessoa, para você merecer ir para o céu. É como se a salvação dependesse daquilo que você faz de bom aqui nesta vida. Isso é mentira! É isso mesmo: Deus não espera que, inicialmente, você se esforce para ser uma boa pessoa.

Vimos até aqui, biblicamente, que você nunca conseguirá “comprar” a tua salvação através de boas obras. Primeiro, porque este não foi o caminho que Deus estabeleceu. Segundo, porque as tuas obras nunca serão realmente “boas” diante dos olhos de Deus – temos discutido isso suficientemente na segunda e terceira postagens. Mas, se a salvação não depende daquilo que eu faço, se não está vinculada aos meus esforços, então quer dizer que ela é gratuita? Será isso possível?
 
A melhor notícia de todas: a salvação é inteiramente gratuita!

Qual o problema em pensar que a salvação é completamente grátis? Você só irá duvidar disso se pensar que Deus realmente não é o Ser bondoso que Ele afirma ser. Que cena temos até então? Bom, temos de um lado os seres humanos, caídos, tristes, vis e quebrados, mortos em seus pecados; e de outro lado temos o Deus santo e cheio de justiça. O que o Deus de bondade então faz com o homem? Exige dos homens derrotados ainda mais um pouco de esforço? Convoca estes para apresentarem-Lhe uma porção de boas obras? Não: Deus chama o homem de onde este está, e propõe uma salvação gratuita para todos nós. Como Deus é Benigno! Chama os homens cansados e lhes oferece descanso; chama os homens confusos e perdidos e lhes oferece paz – lhes oferece gratuitamente, para que só Ele tenha todo o mérito nessa restauração espiritual.

Novamente, quero que você entenda que tudo isso não são interpretações pessoais minhas. Vou colocar alguns versículos que deixam a questão clara como cristal. Repare que, em nenhum momento, a bíblia entra em contradição quanto ao assunto, e nem dá dizeres vagos que permitem alguma outra sugestão interpretativa – não: é tudo muito claro e muito bem explicado.

Veja por exemplo o seguinte versículo: “Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus” [1]. Você percebe? O texto fala que a salvação não foi “segundo as nossas obras”, mas sim unicamente pela misericórdia e pelo trabalho de Cristo.

Veja ainda outro versículo neste sentido – ah, meu amigo, repare na clareza destas palavras: “Se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia” [2]. Há alguma dúvida nestas expressões? Há possibilidade de torcer estes textos? Não há resposta sensata para explicar o porquê de as religiões, mesmo aquelas que se dizem guiadas pela bíblia, estimularem as pessoas às boas obras e ao esforço para serem salvas. Vamos nos esquecer disso e prosseguir com mais versículos que provam o caráter gratuito da salvação!

“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” [3]. O fato triste é que você pecou e está urgentemente necessitando de Deus; o fato excelente, que cobre toda a tristeza, é que Deus estabeleceu uma salvação gratuita na Pessoa de Cristo. “Sendo justificados gratuitamente”: se dependesse daquilo que eu ou você fizéssemos, então teríamos boas razões para temer. Mas o nosso coração pode descansar tranquilo quando entendemos que a salvação é realizada pela obra de Cristo, e não pelas nossas próprias obras. Este é um terreno muito mais seguro – na verdade, inabalável. Quão frágeis nós e nossas obras somos! Mas, graças a Deus, o salvo está seguro através das mãos do Deus Vivo e Forte, e não através de suas próprias mãos fracas e sujas.

A salvação é gratuita! Não apenas é assim, mas se de qualquer modo houvesse salvação, esta teria de ser gratuita, pois somos terrivelmente corruptos para conquistá-la de algum modo. “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é vida eterna em Cristo Jesus” [4] – é realmente um dom gratuito!

Você que está lendo esta postagem, e chegou até aqui ao final, quero que você preste atenção numa coisa. Eu não sei aonde você está agora em tua vida; a única coisa que eu sei é que este é um lugar sujo, sombrio e inseguro. O pecado te tomou pelas mãos e te guiou até aí – este foi o lugar onde todas as tuas práticas te levaram até hoje, segundo a palavra de Deus. Como você poderia mudar isso de repente e passar a praticar coisas boas? É impossível! Você precisa, veja bem, de uma salvação que seja mesmo gratuita; porque se depender de você, você estará perdido no sofrimento para sempre. Você precisa que Deus te salve realmente de graça, uma vez que você não tem nada para apresentá-Lo, e não há possibilidade de melhorias neste quadro. Mas a boa notícia – ah, que excelente e preciosa notícia! - é que Deus está realmente disposto a te salvar de graça; isso está mais do que comprovado por todos estes versículos que Ele mesmo inspirou pensando em mim e em você. Agarre-se a estes pensamentos agora, porque dentro de poucos instantes você terá esquecido do que leu nesta postagem, e essa distração poderá ser fatal. Não importa a tua condição, Deus te chama incondicional e gratuitamente. Escute o Seu convite; veja como é de graça:

“Ah! Todos vós que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não têm dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” [5]. “Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” [6].

[1] 2 Timóteo 1:9 [2] Tito 3:4,5
[3] Romanos 2:23,24 [4] Romanos 6:23
[5] Isaías 55:1 [6] Apocalipse 22:17

Comments (1)

Todos vós que tendes sede, vinde às águas. E quem já se sente perdido, vinde tomai e bebei. E inclinem seus ouvidos e vossa alma viverá.
Quem estiver com sede...vinde às águas.

Postar um comentário