"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Quanto devo pagar? (5)

Posted on 23:33 | By Matheus Emerich | In

Atenção! Esse texto faz parte de uma série de postagens, que irão esclarecer para você aquilo que talvez seja o engano mais difundido na humanidade: o pensamento que Deus quer que você seja uma boa pessoa, para você merecer ir para o céu. É como se a salvação dependesse daquilo que você faz de bom aqui nesta vida. Isso é mentira! É isso mesmo: Deus não espera que, inicialmente, você se esforce para ser uma boa pessoa.

Bom, pode ser que até aqui você esteja desconfiado, considerando que todo o assunto foi conduzido por versículos que, embora chegassem perto do tema, não tratavam-no de forma direta. Talvez você esteja duvidando por isso, receando que o conteúdo exposto tenha sido somente uma interpretação, uma maneira de analisar ou um ponto de vista. Não se preocupe: a bíblia trata, sim, este tema de maneira específica e direta. Existem vários textos só para esclarecer esta questão; vamos analisá-los agora. Que o teu entendimento vá ficando cada vez mais claro!

A bíblia não é subjetiva ao afirmar: obras não salvam

Na postagem passada vimos um trecho que dizia: “Pela graça sois salvos, e isto não vem de vós, não de obras.” Apenas estas poucas palavras já seriam suficientes para convencer qualquer pecador a desistir de seus próprios esforços. Cada esmola que você deu no sinal, cada idoso que você ajudou a atravessar na rua, cada doação ou cada espécie de boas obras, se fossem todas elas somadas, ainda assim seriam equivalentes ao esforço nulo. Isso porque a salvação não depende do que eu faço ou deixo de fazer: “isso não vem de vós.”

Certa vez os discípulos perguntaram ao Senhor Jesus: “Quem pode ser salvo? Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível” [1]. É impossível para o homem salvar-se! Na verdade, a salvação é um milagre, e os homens não fazem milagres. Quando uma pessoa é salva, ela é retirada com mão poderosa do inferno, e introduzida na presença pura de Deus; os seus pecados são removidos de uma vez e ela passa a amar Deus de todo o seu coração. Como isso poderia acontecer através de obras? Imagine: ''a cada boa ação, sou retirado um pouquinho a mais da condenação; a cada coisa boa, sou salvo um pouquinho a mais.'' Não existe isso: você é um salvo ou não é – e você só pode sê-lo através de um milagre de Deus, porque “isto é impossível aos homens.” Ainda que fossem reunidos todos os esforços de todas as pessoas do planeta, de todos os lugares e de todas as eras, ainda assim isso não poderia ser suficiente para salvar nenhuma delas. Todas as obras humanas morrem na declaração do Senhor: “é impossível.”

É impossível para mim e para você, mas para Deus é possível! Ele tem o maior prazer em salvar o pecador que reconhece a sua impotência e se arrepende de seus pecados. Este homem, a quem Deus salva, faz muito contraste com o pecador orgulhoso que confia nas suas obras, como se estas ou ele mesmo fossem algo. “O homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus (…), pois, pelas obras da lei, ninguém será justificado” [2]. Ninguém irá ser salvo através de esforços próprios.

“Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça” [3]. Que impressionante! A fé só é válida, ou seja, atribuída como justiça, somente para aquele que não trabalha! Realmente, não é uma questão de esforço!

A bíblia diz que somos salvos pela graça, certo? Então veja: “E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça” [4]. A bíblia está afirmando com todas as letras que a salvação não é por obras! Não poderia haver nada mais claro! “Graça” significa um favor que você não merece – eu e você somos injustos, e não merecemos a salvação. Cristo sobre a cruz tem todo o mérito deste milagre; por isso mesmo as nossas obras são completamente inúteis.

Olha, eu não sei se você está compreendendo bem quando eu falo de obras. A noção geral das pessoas é que ao longo da vida nós vamos somando pontinhos para ir para o céu, e no final se tivermos pontinhos suficientes entraremos lá. É como se existisse uma balança para pesar de um lado as nossas maldades e de outro lado as nossas virtudes. Este é um pensamento errado à luz da bíblia; é o que eu estou torcendo para que você entenda: não há pontinhos para você somar! Não há nada para você colocar no lado bom da balança! Tudo o que você faz é inútil – apenas reconheça este ensinamento bíblico! Você só pode chegar ao céu através do que Cristo fez, e não através do que você faz – não pense que isto é um mero jogo poético de palavras! Calcule toda a diferença que isto faz! A salvação é na verdade uma realidade bem simples, não há nada para se complicar: é salvo quem crê arrependido em Jesus Cristo crucificado, e nada mais. Nada de esforço, nada de obras! O que significa dizer que Ele "pagou o preço"? Significa que dizer que não há nada mais a pagar! Você crê nisso?

[1] Mateus 19:25,26
[2] Gálatas 2:16
[3] Romanos 4:5
[4] Romanos 11:6

Comments (0)

Postar um comentário