"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Porquê estamos aqui?

Posted on 15:15 | By Matheus Emerich | In

Ah, a velha pergunta de sempre! Porque você veio a existência e está na frente desta tela agora? Não é só em relação a você, mas é sobre tudo e todos: porquê este mundo existe? É um velho questionamento filosófico, mas se você retirar toda a pompa acadêmica em torno dele, bem como todas as especulações, você irá descobrir que não é uma questão que nasceu nos bancos das universidades antigas ou nas pesquisas de laboratórios científicos. Não: é uma questão que nasceu dentro do teu próprio coração; você se interessa muito pela resposta. A ideia de que não podemos encontrá-la é desolador para alguns; para outros, é um estímulo para uma busca desenfreada pelo melhor do presente – busca que se torna vazia depois de um tempo. Mas, e se existir mesmo uma resposta fixa e verdadeira? Hoje, é prestigiado o pensamento de que “não existe verdade absoluta”. Mas, sim, e se existir uma resposta, uma verdade por trás de todos os batimentos do teu coração? Você já ouviu respostas de todo tipo para isso – a ciência prega o acaso, a religião prega o propósito, os sábios não se decidem, e você se sente pequeno demais para concluir alguma coisa. Esqueça tudo isto por um instante; deixe-me apresentar a resposta bíblica para você.

Antes de mais nada, é bom que você saiba que o que está na moda hoje é a filosofia existencialista. Se você não sabe o que é o existencialismo, podemos dizer que é o pensamento que irá te dizer: “Não existe essência lá fora para que você se conforme. Não: todo o sentido de tudo é definido por você – não há padrão nenhum para que você pegue a sua vida e a adapte. Não há significado fora de você, nem realidade objetiva, nada que defina sua existência. Você está aqui por puro capricho de casualidade do universo. Você é apenas química – nada mais que isso! Você é totalmente, terrivelmente livre! Isso é assim porque você é só parte de uma infinita espiral de forças evolucionárias de matéria, energia e tempo, se tornando o que isso quiser tornar.” Em outras palavras, seja o quiser. Se você está aqui por acaso, o certo e o errado é uma questão de opinião. Não existe, então, moral e imoral, bem ou mal, nem nada disso – afinal, tudo não passa de matéria. Se não existe Deus nem razão para nada, você só precisa aproveitar tudo e fazer o que der na cabeça. Pode ser um pensamento confortável inicialmente, mas é muito, muito perigoso. Olhando de certo ângulo, toda a bíblia foi escrita para que você não ignorasse a razão da tua existência.

Vejamos então o que nos diz o Livro Sagrado. “Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi feito por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” [1]. Este é um texto que fala sobre o Senhor Jesus Cristo. Talvez você se surpreenda ao ver que, segundo a bíblia, Ele é mais que meramente um homem tranquilo e bonzinho, que andou aqui. Agora, uma informação mais impressionante ainda: “Tudo foi feito para Ele.” Que estranho! “Quer dizer que eu estou aqui por causa de... Jesus Cristo?” Sim, exatamente isso. Não é que Ele te colocou aqui para que você seguisse os mandamentos dEle – não é tão básico assim, o propósito não é neste sentido. Continue lendo para entender.

Cristo é “aquele por cuja causa e por quem todas as coisas existem” [2]. Eu e você estamos incluídos na expressão “todas as coisas.” Estamos aqui por causa de Deus, por causa de Jesus Cristo. Ele é o Legislador de tudo e não há nada que não esteja abaixo de Sua autoridade. Ele tem permitido que você viva até aqui como você bem escolheu. Ele permite que as pessoas vivam excluindo-O de seus pensamentos, mas não significa que todas as pessoas não estejam na palma de Sua mão. Ele é quem já decidiu quando será o último instante de tua vida, ou qual será o número dos teus dias; Ele é quem sabe o que existe em cada sala secreta do teu coração. Desta maneira, querendo ou não, em certo sentido, Ele já está no controle do teu viver. Acontece que, enquanto você não crê, este é um controle meramente dado por autoridade e hierarquia, e não por submissão e harmonia, como Ele mesmo quer. Os planetas giram como Ele quer, os sistemas e as galáxias funcionam à Sua maneira, as ondas do mar obedecem à Sua voz; mas o homem, a única criatura que Deus conferiu liberdade para agir, prefere seguir tudo à sua própria maneira. O que acontece com a maioria das pessoas é que elas resistem ao domínio de Cristo: optam por não se submeter a Ele. Abraçam as suas vidas e as escondem para que Ele não as governe – como está enganado o homem sem Deus! Aquele que não crê pensa que a vida com Cristo é puro desgosto. Em vários trechos da bíblia, podemos ver claramente que “não crer” é o equivalente de “não se submeter”, ou ainda a mesma coisa de “viver em rebeldia.” Por exemplo: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” [3].

Você está aqui, talvez seja tudo o que você tem certeza. Agora, você já sabe que, segundo a bíblia, você foi criado para honrar o nome de Deus com a tua existência - e seria assim se o teu pecado não arruinasse tudo. Meu querido amigo, há uma coisa que não te digo por fanatismo ou para conquistar algo para mim mesmo. É por puro interesse pelo teu benefício que te digo: arrepende-te e creia em Cristo. Não resista mais ao controle dEle. Não continue, todas as manhãs, a atendê-Lo na porta e dizendo “não há espaço aqui para você.” Isto é serio: dê um basta na tua vida de rebeldia contra o Filho de Deus! Você foi criado, átomo por átomo, para engrandecer o nome de Jesus Cristo com tua vida – um propósito muito maior do que qualquer outro. Para que você cumpra em paz a razão da tua existência, em relação a Deus, você precisa passar de rebelde para a condição de servo, de desobediente para a condição de filho. Rende-te ao domínio dEle, dobre os teus joelhos em submissão, oferte a tua alma para sempre. Não comove o teu coração pensar que o Legislador do universo deu a vida para conquistar o teu amor?

[1] Colossenses 1:16,17
[2] Hebreus 2:10
[3] João 3:36

Comments (0)

Postar um comentário