"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Quanto vale uma alma?

Posted on 15:18 | By Matheus Emerich | In

Quanto custa a sua alma? Será que você conseguiria juntar uma determinada quantidade de bens, virtudes ou valores que, juntos, fossem equivalentes ao preço dela? Há algo que você possa oferecer a Deus para “comprar” a sua segurança, ou impedir que sua alma vá morar no inferno daqui a alguns anos? Quanto ela vale, digo, quanto você tem que juntar para comprar a salvação dela?

Veja essa interessante declaração achada no livro dos Salmos: “Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate, para que continue a viver perpetuamente e não veja a cova (pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre)” [1]. O trecho diz que não há preço que se possa pagar para resgatar a alma de alguém – diz-se que a quantia é “caríssima”. E o trecho diz mais: se alguém ainda teimasse, e tentasse pagar algo por uma alma, “cessaria a tentativa para sempre”, ou seja: mesmo que este esforço fosse infinito, tal pessoa atravessaria a eternidade tentando, tentando e tentando, sem nada conseguir. Não há preço, esforço ou tentativa que esteja à altura do preço de uma alma.

Não é impressionante? Agora você tem a informação de que carrega dentro de si uma alma que nem você mesmo tem o direito sobre ela, uma vez que não pode pagar o seu preço. Sendo assim, ela nasce com um destino rigidamente traçado, e você é impotente para mudar isso por você mesmo, pois não tem recursos para comprá-la para si.

Outro versículo diz: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” [2]. Não há nada para fazer essa “troca”. A parte triste é que, para os homens, essa é uma tremenda má notícia. A bíblia diz que o destino selado de todas as pessoas é o inferno, porque não há quem esteja sem pecado – sim! Sem dúvida, uma realidade muito sombria, que parece ainda um pouco pior quando somos lembrados do assunto dessa postagem: não há preço suficiente que podemos oferecer a Deus para comprar a nossa alma e escapar disso.

É aqui que entra o trabalho precioso do Senhor Jesus. O preço é incalculável para nós, mas Ele já calculou e pagou. Não podemos comprar as nossas almas ou pagar algo por elas, mas Ele pagou com o Seu sangue e as comprou para sempre. Para quem quiser crer, a boa notícia é que não há nada mais a pagar. Como Ele mesmo disse na cruz, “está consumado” - está pronto, acabou. É isso que você precisa entender! Geralmente, as pessoas religiosas vivem a pensar numa maneira de pagar cada vez mais por suas almas. Tudo isso é vão, até que se entenda que Deus não espera que você invista mais na sua salvação, pois será inútil. Ele não espera um esforço ainda maior de sua parte, e sim simplesmente um descanso e confiança naquilo que já foi feito por Cristo.

[1] Salmos 49:7,9,8
[2] Mateus 16:26

Comments (0)

Postar um comentário