"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Inimigo de Deus? Eu?

Posted on 00:22 | By Matheus Emerich | In

Você é um inimigo de Deus? Essa pergunta não é usual; provavelmente ninguém nunca te perguntou isso e você até mesmo se surpreendeu com ela. Mais provável ainda é que sua reação tenha sido algo mais ou menos assim: “Como assim? Inimigo de Deus, eu? Claro que não! Tá certo, até assumo que sou pecador, admito que faço coisas erradas... mas ser inimigo de Deus é algo muito mais terrível, eu acho! Essa é uma expressão muito forte! Nem venha me dizer que eu sou isso!” Talvez você não se considere inimigo de Deus, mas... e se mesmo assim Ele te considerar? Se Ele ter você por adversário? Isso não seria grave?

Existe um versículo que já usei várias vezes aqui neste blog, e vou usá-lo agora de novo. Quando a bíblia fala das pessoas que ainda não creram, ela dá a seguinte descrição: pessoas que andam segundo o curso do mundo e segundo a vontade da carne [1]. Se você ainda não se arrependeu de seus pecados e se entregou ao Senhor Jesus Cristo, está descrição é sua. Quero repetir isso para ficar bem claro: olhe para você, analise a si mesmo. Eu não estou perguntando se você acredita em Deus ou em Jesus Cristo – o inferno está cheio de pessoas que acreditavam de verdade. A questão não é essa; a questão é se você já é um salvo ou não. Se você não tem certeza se é um salvo, a chance é muito grande de não o ser! Isso porque o coração do salvo passou por uma experiência profunda, notável e transformadora. Mas suponhamos que você não seja salvo e não conhece nada disso em sua experiência. Deus olha para você e diz: esta pessoa anda segundo o mundo e segundo a carne.

Perceba as tendências deste teu caminho: “mundo” e “carne”. Isso não é complicado de entender! Existe um versículo que diz: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus” [2]. Opa! Se você anda segundo a carne, então a sua posição é realmente a de um inimigo de Deus! “Andar segundo a carne” significa simplesmente que você faz a sua própria vontade e segue os conselhos do teu coração – apenas isso. Você nunca diz “não” aos teus desejos e nunca considera a opinião de Deus sobre as coisas que você faz! Você tem paixões incontroláveis e se deixa ser levado por elas com o maior prazer do mundo. Isso é andar segundo a carne: é ser escravo de si mesmo, do pecado, do teu corpo e das tuas vontades. Isso é inimizade contra Deus – por favor, não ignore este aviso!

A outra característica do teu caminho sem Deus é andar “segundo o mundo”. Isso não é nada mais do que seguir a vida de acordo com as regras que este mundo estabelece. Você sabe que as regras de Deus são ridículas aos olhos deste mundo. Talvez o que você ainda não saiba é que as regras e comportamento deste mundo são igualmente ridículos, perversos e abomináveis para Deus. “Infiéis, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?” [3] Veja que interessante! Todas as coisas que são inimizade para Deus são justamente o caminho das pessoas que não crêem!

Agora está mais fácil responder: você é um inimigo de Deus? Se você anda segundo as próprias vontades e segundo o curso do mundo, pode ter certeza que sim. Se você não consegue frear o teu pecado e vive como todas as outras pessoas, a resposta é positiva – e muito grave! Ser inimigo de Deus não é uma brincadeira. Este tema é algo real! Há como desmanchar essa inimizade? Há como deixar de provocar o zelo de Deus? “Cristo aboliu a lei dos mandamentos, fazendo a paz por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade” [4]. Ah! Como é preciosa a cruz de Cristo! Sua morte ali pode aproximar os inimigos de Deus e transformá-los em filhos. Que milagre! Que graça! Que amor! Sim, que paz, alegria e satisfação! O Senhor Jesus não morreu pelos que se acham bons; antes, deu a vida pelos homens que, humildes, reconhecem a sua iniquidade e se chegam a Deus quebrantados e arrependidos. Estes, de inimigos, são graciosamente transformados em servos amigos.

[1] Efésios 2:2,3
[2] Romanos 8:7
[3] Tiago 4:4
[4] Efésios 2:14,15

Comments (0)

Postar um comentário