"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Pobreza de Espírito

Posted on 16:38 | By Matheus Emerich | In

“Pobreza de espírito” é uma expressão que a gente usa, na nossa linguagem, para falar de uma pessoa com atitudes inadequadas ou vergonhosas. “Fulano é tão pobre de espírito!” – a gente logo diz sobre alguém que não tem bom comportamento ou tem ideias meio tortas. Mas a bíblia contradiz quase todos as concepções que acumulamos ao longo das nossas vidas. Biblicamente, ser ''pobre de espírito'' significa não somente uma coisa boa, mas também representa algo indispensável se você quiser receber a salvação. Se você quer ser salvo, invariavelmente, precisa ser transformado num pobre de espírito.

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” [1]. Que tal essa nova informação? Todos aqueles que ''ganharão o reino dos céus'', ou seja, habitarão lá no futuro, são pessoas pobres de espírito. Elas sabem que não têm sentido nenhum se orgulharem de nada; pelo contrário: a auto-exaltação para elas é uma coisa vergonhosa. Elas sabem que, por detrás de toda a glória que as pessoas dão umas às outras, existem apenas corações quebrados e fracos. Elas reconhecem isso – se arrependeram de seus pecados, não procuraram escondê-los. Confessaram a Deus que são pobres e inúteis; não ficaram tentando ostentar diante dEle alguma “boa obra”. Por reconhecerem a sua impotência para atingir o céu, são pobres de espírito. 

Você sabe quem escutará as boas notícias de salvação? “O Senhor me ungiu para pregar as boas novas aos quebrantados, enviou-me para curar os quebrantados de coração” [2]. Estes são aqueles que tiveram o amor-próprio esmigalhado pelas mãos de Deus. São aqueles que não têm coragem de orgulhar-se e não ousam valorizarem a si próprios. Conhecem a real condição do homem, e por saberem que são pobres, se apegam a Jesus Cristo com todas as suas forças.

“Mas o homem para quem olharei é este; o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra” [3]. Quando imaginamos alguém “abatido de espírito”, logo pensamos numa pessoa triste e que vive a lamentar-se. Mas essa não é a ideia biblicamente completa sobre pobreza de espírito. Os pobres de espírito, no nosso assunto, são aqueles que se entristecem por não possuírem recursos espirituais, mas muito se alegram por descobrirem em Deus as suas forças. São aqueles que se lamentam por seus pecados, mas que são excepcionalmente consolados por saberem que eles foram perdoados por Cristo. São pessoas fracas, pobres, miseráveis e sem recursos em si mesmas, mas que suspiram com sorrisos cheios de esperança. Pobres de espírito, mas ricos em Deus. Pobres para o mundo, mas ricos no céu.

[1] Mateus 5:3
[2] Isaías 61:1
[3] Isaías 66:2

Comments (0)

Postar um comentário