"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Quanto devo pagar? (8)

Posted on 11:59 | By Matheus Emerich | In

Atenção! Esse texto faz parte de uma série de postagens, que irão esclarecer para você aquilo que talvez seja o engano mais difundido na humanidade: o pensamento que Deus quer que você seja uma boa pessoa, para você merecer ir para o céu. É como se a salvação dependesse daquilo que você faz de bom aqui nesta vida. Isso é mentira! É isso mesmo: Deus não espera que, inicialmente, você se esforce para ser uma boa pessoa.

Gostaria de concluir este assunto com essa postagem bastante espontânea. Nas outras postagens, eu segui mais ou menos uma linha de raciocínio, na qual um texto puxava o assunto do outro. Mas agora não; poderia dizer que o assunto está biblicamente concluído, mas gostaria de dizer ainda mais uma palavra. Nada programado, nada estruturado – apenas para que você não vá embora sem pensar novamente no assunto.

Uma palavra final

Eu não sei se você leu todas as postagens; não sei também se entendeu o que eu quis dizer em todas elas. Talvez não seja mesmo tão fácil assim de entender; talvez o coração humano esteja tão ligado num sentimento de que deve “fazer” ou “esforçar-se”, que esteja realmente cego para qualquer outra sugestão que se desvie disso. Já vi muitas vezes este assunto ser bem explicado para muitas pessoas, e depois de poucos minutos, lá estavam elas outra vez retornando com as velhas colocações, mostrando que não haviam compreendido nada. É contra o que estamos habituados a acreditar!

O que tentei explicar aqui, à luz da bíblia, foi basicamente isso: que você é uma pessoa, como todas as outras, que está tão perdida, mas tão perdida, tão sem Deus, mas tão sem Deus, que não há nada que você faça que possa melhorar este quadro. O pior de tudo é que é um quadro que leva ao inferno. Mas, por outro lado, Deus é tão bondoso, mas tão bondoso, tão amoroso, mas tão amoroso, que providenciou um meio de salvação gratuito, uma vez que eu e você não temos nada para pagar.

E, se a bíblia deixa claro que a salvação é de graça, significa que ela não virá por coisas que eu e você fazemos. Esqueça o pensamento que, para ser salva, você precisa ser uma pessoa boa, ajudar os outros, ter bom coração ou esforçar-se para ser alguém justo – não: este não é o caminho, definitivamente. O Senhor Jesus Cristo morreu por você justamente porquê você não dá conta de cumprir todas essas coisas. Somos tão altamente egoístas, que em quaisquer situações que entrarmos iremos logo calcular uma maneira de levarmos vantagem – estou mentindo? Até mesmo quando você pensa fazer o bem, pensa nisso para se auto-promover. Veja bem: porque você creria nas boas obras para ser salvo? Você estaria realmente fazendo o bem voluntariamente, não conseguindo se conter de tanta liberalidade, ou é somente um exercício para ganhar o favor de Deus? Não é algo tão egoísta? Mesmo teoricamente ''fazendo o bem'', não seria nada mais do que uma pura demonstração de amor-próprio. O egocentrismo já criou raízes tão profundas em nossos corações! Não conseguimos fazer nada que seja puramente bom – aceite este testemunho bíblico! "Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus" [1]. Não conseguimos nem pensar o que é certo; quanto mais fazermos coisas boas! Na verdade, precisamos exclusivamente da suficiência de Deus.

Porquê a bíblia falaria em perdão? Se precisamos de perdão, é porque somos culpados. Porque a bíblia falaria de um favor imerecido? Se precisamos de graça, é porque somos indignos. Veja bem, entenda a real posição do pecador: não é alguém que está em condições de exibir boas obras de alguma maneira; é alguém que precisa de um socorro urgente – precisa de perdão, alívio, cura, restauração, regeneração, vida – este é você. Não alguém que dá conta de ser bom – não, mil vezes não! É neste ponto que o Senhor Jesus vem em socorro do homem; é aqui que Deus mostra o Seu afeto por todos nós. Cristo pagou este preço, sofreu cada fração da angústia que era minha e tua. Quando seguimos o curso da vida distraídos, este acontecimento não tem valor nenhum para nós, e somos completamente indiferentes com relação a isso. Mas quando estamos entristecidos por percebemos que pecamos contra Deus, e quando nos damos conta que somos impotentes para resolver isso, quando nestes sentimentos nós ouvimos falar que Alguém pagou a culpa que era nossa, não é possível permanecermos indiferentes.

Pense em cada pessoa que está no céu hoje. Pense em cada pessoa que no futuro irá escapar das chamas. “Por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida” [1]. Essas pessoas estão ali no céu não pela obediência de todas elas individualmente; mas “por meio da obediência de um só”: Jesus Cristo. Não porque foram pessoas justas, mas “por um só ato de justiça”: a morte de Jesus Cristo. Não depende de nossos esforços; depende da nossa fé.

Quando compreendemos estas coisas, vemos que todas aquelas boas obras que praticamos, acreditando que estamos contando pontinhos no céu, na verdade não estão sendo somente inúteis, como também estão nos impedindo e atrapalhando de recebermos a salvação. Enquanto você confiar, nem que seja um por cento, em você mesmo, você não está confiando em Cristo – você está desconfiando dEle! Você está julgando que Ele não é capaz de te salvar, e que portanto não merece a sua fé e confiança! Enquanto permanecer alguma fração de pensamento de auto-suficiência, você está excluindo a si mesmo do Reino dos Céus, por negar a suficiência do trabalho de Cristo. Peça a Deus para que Ele quebre a confiança vil que você tem em você mesmo! Assim, a resposta para o título destas postagens, Quanto devo pagar?, na verdade é “nada”. O Senhor Jesus Cristo pagou por você. Apenas creia e se arrependa, com a sinceridade de uma criança, para receber a salvação das mãos bondosas de Deus.

[1] 2 Coríntios 3:5
[2] Romanos 5:19,18

Comments (0)

Postar um comentário