"Porque temos de morrer e somos como águas derramadas na terra, que já não se podem juntar." (2 Sm 14:14)

Porquê uma cruz?

Posted on 14:45 | By Matheus Emerich | In

Eu me lembro com clareza de muita coisa da minha infância. Outra dia eu estava lembrando quando, nas viagens que fazia para a casa da minha avó, já chegando na sua residência, passávamos por uma rua muito estreita e de casas muito pobres. Me lembro que, em muitas daquelas casas, havia grandes cruzes enfeitadas na parede – aquele pessoal era mesmo religioso. Mas o que eu me pergunto é o seguinte: será que aquelas pessoas sabiam mesmo o significado da cruz, para a venerarem tanto assim? E se tivessem sido ensinados de outra maneira, com outro tipo de dogma no lugar da cruz, será que teriam discernimento o bastante para mesmo assim acreditarem no valor dela? Provavelmente não. Se alguém não entende o significado da cruz, essa cruz não poderá valer nada para essa pessoa.

Talvez você seja como as pessoas ali daquela rua. A chance é boa de você usar um colar de crucifixo, ou de tê-lo pendurado no retrovisor do carro – isso é realmente comum! Ou talvez você não mantenha esses costumes, mas mesmo assim ainda tenha um considerável respeito pela cruz ou por Cristo; talvez não acreditando com todas as suas forças, mas também evitando blasfemar ou temendo agir de maneira errada em relação a estes assuntos. Conheço muita gente assim; não são salvos, não seguem a Cristo de verdade nem nada, mas ainda assim possuem um intenso respeito e temor pela bíblia e pela cruz. Vou te dizer uma coisa: o seu respeito não surte nenhum efeito realmente benéfico com relação a sua salvação. A maioria das pessoas reverencia a bíblia, mas a mesma maioria está perdida. Você respeita a cruz, isso é bom, mas não vale nada até que você entenda porquê ela foi necessária.

Pois bem. Cristo morreu na cruz em nosso lugar. Eu sei que falar em “cruz” te lembra isso. Mas essa sentença te parece um pouco sem lógica, não é verdade? O que tem a ver alguém morrer em seu lugar? Se era mesmo em seu lugar, não poderia ter sido uma coisa mais útil além de morrer? Cristo não poderia, talvez, ter sido uma boa pessoa no seu lugar, ou então ter praticado o amor em seu lugar? Porquê teve que ser uma morte? Às vezes sentimos que precisamos de forças e consolo para viver, e nesse sentido alguém poderia pensar: “Não preciso de alguém que morra por mim. Preciso de alguém que faça algo mais útil por mim, mais prático, mais valioso – o que vale uma morte?” Se você pensa nestes termos, ou ainda não sabe explicar porquê a morte de Cristo é muito mais valiosa do que qualquer ato que Ele poderia ter feito em vida, então você não sabe realmente o significado da cruz. E exatamente por isso você precisa de ajuda!

Existem uns versículos na bíblia que relacionam diretamente a morte e o pecado. Por exemplo, em um lugar temos: “o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23). Você sabe o que é um pecado? É justamente o que você fez hoje pela manhã, quando se impacientou com seu irmão mais velho ou mais novo. É exatamente o que você fez ontem, quando disse uma pequena mentira para alguém, mesmo que tenha sido uma mentira “para um propósito bom”. É precisamente o que você tem feito desde há muitos anos, quando olha pessoas do sexo oposto, já compromissadas, mas mesmo assim as cobiça para si. Pecado é a violação da Lei de Deus, registrada na bíblia, e é isso o que você pratica diariamente. Acorde para essa realidade: você está em pecado. Pense um pouco nisso, reflita, medite. É realmente muito grave. Pare um pouco para respirar; pense em Deus e na sua vida. Ele está aborrecido com você... irado e indignado, para ser mais exato! O salário do pecado é a morte. O salário não é um favor, é uma obrigação. É justo que o trabalhador receba por ele. É justo que você receba a morte pelos teus pecados. E, na bíblia, a morte não significa simplesmente o fim dos batimentos cardíacos, mas também significa o calor do inferno. Isso é morte, segundo a bíblia.

Bom, você merece isso, e eu também. Todo mundo que peca merece, e todos nós pecamos. Se você lê isso com atenção, você já deve estar entendendo onde eu quero chegar! Se você pudesse receber um presente muito bom, pensando nessa situação, o presente seria alguém morrer em seu lugar. Sim, agora você não pensa mais em outra hipótese. Se alguém pudesse descer ao inferno por você, carregar a ira flamejante de Deus nas costas por você, de modo que você não precisasse mais desta punição, seria algo realmente muito bom, não é? O preço está aí a ser pago por sua alma, e o preço é a morte. Se alguém pudesse pagá-lo por você, seria excelente.

Pois então: aí está o significado da cruz. Não adiantaria nada se Cristo viesse e tivesse sido uma boa pessoa por você, ou rezado muito em seu lugar, por exemplo. Este não era o preço a ser pago pelo pecado – o preço é a morte. Cristo foi perfeito em todos os seus passos, mas se não tivesse concluído a sua vida com uma grande e amarga cruz seca, nada teria sido pago realmente. Ele morreu, Ele pagou. Acabou, “está consumado”. É por isso que existiu a cruz: Ele precisava mesmo morrer! E você precisa mesmo crer nisso!

Comments (1)

Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro........Cristo se fez maldição por nós.É incrivel como existem pessoas que acham uma coisa sem valor, Cristo ter morrido numa cruz por nós. Pobres pecadores que nao sabem o valor dessa cruz para oa que creem na morte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo...Aquele que o pai nos mandou para morrer em nosso lugar.

Postar um comentário